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momento?”. “É aquele capitão vestido de oficial”. Dirigi-me ao indicado e
expus-lhe o objetivo da minha visita àquela cidade. Perguntou-me. O
senhor trouxe bastante dinheiro para fundar esse ginásio?” “Não,
nenhum”, respondi-lhe secamente. “Então, o senhor nada arranjará
aqui”. Expliquei que ouvira falar numa professora que realizava um
interessante trabalho de educação a menores desamparados.” Deve ser
a Professora Oliva Enciso. Trabalha na Prefeitura. Se ela quiser ajudá-lo,
terá êxito na sua visita a Campo Grande”. E foi assim, dois dias após, no
Fórum, eram fundados com a presença de autoridades, em 12 de
novembro de 1949, a Campanha em Mato Grosso, sob a presidência
da Professora Oliva Enciso, e o Ginásio Barão do Rio Branco. Ficava
assim, mais uma vez provado que o idealismo consegue realizar o que,
para muita gente, só se faz com dinheiro. (GOMES, 1989, p. 76)
De Mato Grosso, entusiasmado com os resultados da missão, Felipe Tiago
Gomes dirigiu-se a Goiás. Os resultados iniciais, porém, não foram animadores.
O quadro só mudou quando a filha do dono do hotel onde estava hospedado,
estudante de direito, se propôs a convocar uma reunião na Faculdade. Após esta,
outra reunião com o Instituto de Educação; as duas foram importantes para a
efetivação da Campanha no estado. Boatos de que a CNEG era um movimento
comunista, causaram transtornos. Porém a palavra do professor Venerando de
Freitas Borges “se cuidar da educação do povo é comunismo, eu também sou
comunista”, (GOMES, 1989, Escolas da Comunidade, p: 77) mudaram o conceito.
Este ano de 1949 marcou importante acontecimento para a Campanha:
concluía o curso ginasial a primeira turma do primeiro estabelecimento de ensino
da CNEG – Ginásio Castro Alves, do Recife. Escolhido para paraninfo o Professor
Meton de Alencar, fala aos alunos concluintes do Ginásio, destacando a
importância do trabalho e da dedicação sem tréguas para se atingir os ideais. Cita
Pasteur, Santos Dumont, Tomás Édson, Marconi, Rui Barbosa, Einstein e outros,
cujas conquistas foram frutos amadurecidos no trabalho intenso, no labor
permanente, árduo, duro, em horas de cansaço e de vigílias, de estudos, de
pesquisas e de renúncias. À exemplo destes, incentiva os jovens concluintes da