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item lexical contido no texto original, os demais optaram pelo termo velho, 2ª
possibilidade permitida, já que é um sinônimo quase perfeito; Na lacuna 20, “-Você
está louco de desejo. Você treme de desejo. Você (20)_______________ a roupa,
atira-se sobre ela...” as três possibilidades que existiam para a escolha eram arranca,
tira e rasga. Arranca é a palavra do texto, contudo, com exceção de quatro alunos, os
demais, todos, escolheram a segunda possibilidade existente, escolhendo a forma
verbal tira; na lacuna 31 “O dia seguinte (31)______________ uma terça-feira”, as
sugestões eram foi, ser e é, sendo esta a alternativa correta, conforme o texto. Quanto
a essa lacuna específica, pôde-se captar o nível de atenção existente, pois em relação
ao dia “seguinte” a forma do verbo no passado – foi - certamente não seria a melhor
opção. Se o dia ainda não chegara, como se poderia usar um verbo no passado? Além
do mais, no texto, a frase indica futuro. A seleção dos tempos verbais mostrou, assim,
certa flutuação do nível de atenção ao todo textual. Pode-se ainda destacar que o uso
da forma verbal ser para indicar o dia seguinte, uma terça-feira, estabelece uma ruptura
sintática frasal, falta de concordância. Nesse caso, não havia uma 2ª alternativa de
resposta. Na L.43 “ - Qualquer outro quarto está a sua disposição – diz o homem. –
Menos (43)_______________: ele já está ocupado” as opções existentes eram este,
esse e aquele. De acordo com o texto, a palavra a ser usada era esse, e o
demonstrativo este era a 2ª alternativa aceitável. De acordo com a gramática
tradicional, deve-se usar a expressão este para algo próximo da pessoa que fala, esse
para algo que está próximo da pessoa que ouve e aquele para algo que está distante
de ambas. Em tais circunstâncias, é preciso dar atenção ao cotexto lingüístico (ou seja,
às relações internas ao texto) para fazer a escolha adequada. A maioria dos alunos,
entretanto, escolheu a segunda resposta viável, aliás, o uso de este e esse está cada
vez mais indiferenciado entre os usuários da língua. Assim, a partir dessa análise, ainda
que não exaustiva, é possível depreender que a atenção focalizada no que se está
lendo, é indispensável à compreensão leitora. Deve-se salientar, porém, que nesse tipo
de cloze, os escores indicaram que houve boa compreensão de ambos os grupos,
mantendo-se, porém, a diferença significativa entre o desempenho dos dois.
Por sua vez, o exercício relacionado ao texto Dia Ocidental da Mulher teve o