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4. Poderias contar um pouco sobre a tua participação nas discussões
do PPP do curso de enfermagem? (trabalho coletivo)
R- Olha Paula já... passei por vários processos de reforma curricular, de projeto
político pedagógico, de LDB, de tudo o que tu pode imaginar, entende? Nós já
tivemos assim ó, quando se iniciou o curso, no início do curso, o nosso curso
fez 30 anos né, eu cheguei aqui 1 ano depois, nós tínhamos é... uma... era uma
proposta de... que nós tínhamos que seguir uma tábua curricular, o currículo
mínimo, entende? Já, já é imposta pelo MEC, e, e nesse currículo nós
trabalhamos vários anos, depois nós sentimos a necessidade de se fazer uma
outra estrutura, mas sempre assim ó muito preocupado em termos de tábua
curricular, conteúdo, e se trabalhava um pouco o perfil do profissional
enfermeiro que nós queríamos, o enfermeiro que nós queríamos formar, mas
quando terminavam essas discussões sempre tava direcionado, fechadinho a
tábua curricular certo? Depois surgiu a proposta, depois veio a proposta
através da LDB né, Leis de Diretrizes e Bases da Educação, que surgiu
justamente a... as Diretrizes Curriculares né? E nós fizemos vários encontros e
nós não tínhamos é... convidamos alguns professores inclusive daqui, pra
poder nos ajudar, nos dar base, a Mabel foi uma que nos ajudou bastante, a
Cleonice foi outra também que nos ajudou bastante. E teve um tempo que nós
ficamos paradas. Agora eu não.. eu acho que tem uns 3 ou 4 anos que retorna
de novo a necessidade, então novos encontros, novos debates, novas reuniões
e agora nós muito mais inteiradas com a essa proposta. Agora assim ó, uma
coisa que eu quero deixar claro pro teu trabalho, é que sem a ajuda da
formação do pessoal da educação, a gente não tem muito domínio do que a
gente é...precisa fazer, por isso que essas oficinas estão sendo maravilhosas,
tá mexendo demais pra quem vêm, que nem todos vêm não é, e... tiveram
algumas reuniões que eu não pude vir, estava de férias, estava com
problemas. Mas o pessoal que tem formação educacional na área da educação
tem nos ajudado bastante e tem o domínio muito melhor porque são outras
leituras não é, (...) então são outras leituras, são outras formas de enxergar o
processo, e nós... e.... sem a ajuda deles eu acho que a gente não... é por isso
que estava dizendo eu acho que a gente precisa voltar a conversar, voltar a
discutir, precisa trabalhar mais, principalmente com o pessoal da educação,
não da faculdade mas com o educadores né, pra nos dar um melhor respaldo,
melhor domínio de... abrir um pouco as nossas cabeças para as mudanças.
Porque não sei se.. é... a formação nossa à vezes ela é meio rústica pra
mudança, quando tem que ter a mudança... acho que em todo o processo né,
quando tu tem uma mudança, há uma resistência muito grande em querer se
adaptar as novas diretrizes, acho que aquilo é meu e tem que morrer comigo, e
tem que ficar só comigo, entende? Aí tu tem dificuldade disso. Mais os
encontros tem nos deixado assim... os que eu vim, tem me deixado mais
abertos para que possamos... sem ser aquela coisa assim, tem que fazer
porque exige uma exigência de um poder maior que é o Ministério da
Educação, pra poder se adaptar a essas diretrizes, o diálogo, os debates, os
encontros, a leitura, o material, entende?
- E como tu vês isso repercutindo no documento do PP?
R- Eu acho muito bom, eu acho bom e acho que... nós estamos... agora no
caminho de se adequar o que nós já fazemos acontecer, nós sabemos demais,
nós não sabemos... às vezes não sabemos onde colocar as coisas né. E