174
Questões Professora A Professora B
9-)Se o projeto fosse implantado hoje, você
participaria dele? Comente.
Sim, desde que tivesse seqüência do projeto. Não, por que os alunos, além de serem indisciplinados,
problemáticos e sem interesse, o projeto não teve uma
continuidade.
10-)O que acha que deveria ter sido
diferente?
Foi imposto pelo estado o projeto, de guela abaixo, como sempre
fazem.
Tivemos dificuldades pois a assistência como o inicio do projeto,
as vezes sentíamos desamparados, pela diretoria de Ensino,
coordenação da escola.
O projeto foi imposto, tivemos assistência da direção e
coordenação, a diretoria de ensino não dava assistência (durante o
projeto: uma ou duas vezes eles vieram participar na sala de aula).
A montagem da classe foi feita com alunos de diferentes níveis de
aprendizagem o que dificultava o nosso trabalho.
11-)Qual sua relação com a Matemática?
Por que gosto de matemática, ela me desafia, embora ela é muito
abstrata.
Embora quando estudei, não me deu quase formação, com o tempo
acabei sendo um aprendizado da própria matéria que fiz.
Gosto, sinto prazer, embora algumas vezes desmotivada pela
situação do governo em relação ao professor. A matemática é um
desafio para mim, tento trabalhar mostrando para o aluno
situações do seu dia-a-dia relacionando-as com o conteúdo
trabalhado, embora a minha formação não foi suficiente para esse
tipo de trabalho.
12-)Como eram suas aulas de Matemática nas
salas de Correção de Fluxo? Procure destacar
a metodologia utilizada, a forma de avaliação,
os materiais utilizados, a aceitação dos alunos
em relação à Matemática, etc.
Explicações no quadro, atividades feitas no caderno, usavam
materiais que tínhamos para o projeto, embora eles tinham
dificuldades com os materiais, por que era difíceis, eles tinham que
raciocinar muito.
Avaliação era constante dia a dia, as atividades feitas.
Eram aulas diferenciadas, com materiais diferentes sempre
tentando fazer com que eles pensassem, a avaliação era feita de
acordo com a realização de cada trabalho.
As fichas trabalhadas eram boas, os alunos gostavam muito da
parte com geometria (construção de figuras geométricas).
13-)Como você definiria os alunos que
participaram destas aulas de Matemática?
Eram desmotivados, desativados, apáticos, indisciplinados.
Gostavam de atividades como: montagem, geometria, cálculos
jamais.
Eram indisciplinados, apáticos, gostavam das atividades práticas
(construção geométricas) não gostavam de cálculos.
14-)Quais as dificuldades que você
encontrava para trabalhar Matemática com
estes alunos?
Tive dificuldades sim, pois era uma sala heterogênea.
Tive que trabalhar individualmente, pois às vezes a sala não
acompanhava as atividades programadas.
Às vezes eu tinha dificuldades aos fascículos que mandavam para o
entendimento.
Por serem alunos faltosos era difícil de dar continuidade aos
conteúdos programados, a sala era heterogênea e o trabalho tinha
que ser individualizado a cada aluno (em relação à avaliação era
muito difícil pois os alunos não tinham condições de serem
avaliados), por alguns deles não saberem ler e escrever dificultava
ainda mais as condições de transmissão de conteúdos.
15-)A proposta pedagógica do programa de
Correção de Fluxo em Matemática propunha
a Solução de Problemas como metodologia, o
que você acha disso? Você trabalhou dentro
desta proposta? Comente.
Tentei, pelas dificuldades dos alunos de interpretação e leitura, e
também não tinham pré requisitos, pois tinham vários conteúdos
que eles dominavam.
Trabalhei muito, mas os problemas surgiam vários conteúdos que
eles não dominavam, quanto aos problemas não convencionais
chamavam mais atenção pois exigiam somente raciocínio lógico.
P
A
R
T
E
I
16-)O que você entende por resolução de
problemas? Como é acostumada a trabalhá-
la?
Sim, pois dentro da resolução problemas, aborda vários conteúdos
e também raciocínio lógico.
Domínio de conteúdos, raciocínio lógico, trabalho sempre que é
necessário, de acordo com cada aula e cada conteúdo trabalhado
tentando sempre fazer com que o aluno pense e entenda o que ele
está fazendo.