6
RESUMO
Esta pesquisa integra os estudos desenvolvidos pela Linha de Pesquisa Educação e
Linguagem, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal
de Mato Grosso, cujo objetivo é compreender como se deram As práticas de
alfabetização na Escola Estadual “Dom Galibert” em Cáceres-MT de 1975 a
2004. Esta delimitação temporal leva em conta a criação e extinção dessa escola,
respectivamente, considerada representativa por ser umas das mais antigas da
cidade, perpassando a vigência da Lei de Diretrizes e Bases (LDB – 5692/71) até a
Organização da Escola em Ciclos de Formação, em 2000, a partir da proposta do
Ciclo Básico de Aprendizagem (CBA – 1997 a 1999). Trata-se, portanto, de uma
pesquisa histórica, baseada em fontes documentais e bibliográficas aportadas no
âmbito da História Cultural e da Educação, bem como da História Oral, dialogando,
por isso, com alguns de seus representantes: Chartier (1990), Le Goff (1990), Frago
(1993), Mortatti (2000), Faria Filho (1998, 2001), Vidal (1995); Meihy (1996) dentre
outros. Vários questionamentos podem levar o pesquisador a perceber nos indícios,
nos sinais, na materialidade as práticas de que os objetos são portadores ou que
formalizam. Sendo assim, recorri à recuperação, reunião, seleção e organização de
fontes documentais, obedecendo a critérios relacionados com sua condição de
fontes, levando em conta conteúdo, finalidade e forma de veiculação desses
documentos classificados por Mortatti (2000) como normatização, tematização e
concretização. Para tanto, entendo que não basta apenas mapear a existência de
documentos em determinada época, mas, fundamentalmente, entender como se
configura a tensão entre o “velho” e o “novo”, neste dado momento histórico, no que
diz respeito à alfabetização de crianças da Instituição investigada. Os dados
analisados a partir das fontes orais (08 alfabetizadoras) e das fontes escritas (em
torno de 157 diários de 37 professoras alfabetizadoras e outros documentos)
revelam que algumas práticas permanecem cristalizadas, evidenciando uma prática
de alfabetização da parte para o todo (método sintético), tendo em vista a
recorrência nas fontes orais escritas dos termos “vogais, sílabas simples e
complexas, alfabeto, palavras e frases”, alternando-se com o uso de palavras-chave,
temas geradores, o que supostamente, evidencia, também, o uso do método da
palavração. Além da recorrência de todos estes termos, a partir de 1990, aparecem
evidências da prática com produção de textos; produção de leitura e interpretação
de textos diversos. A partir deste momento acredito que o objetivo de fixação e
reprodução da cópia abre espaço para as diversas possibilidades em que
apresentam os textos até como pretexto para trabalhar gramática. Compreendo,
contudo, que as novas proposições vão determinando as práticas das professoras,
permitindo-me afirmar que as “novas” práticas estão sempre ancoradas às “velhas”,
e a mudança mesmo que, sutilmente, vai aos poucos incomodando e se
incorporando, e ainda mais, acredito que não só as concepções de ensino, mas
também as normas instituídas e em vigência, no período delimitado, foram
determinando as práticas da alfabetização na Escola Estadual “Dom Galibert” em
Cáceres-MT.
Palavras-Chave: Práticas de Alfabetização, Ensino e Linguagem, Fontes Orais
e Escritas.