138
I: Mas graças a Deus quem me procurou foram bons alunos.
P: são os interessados, né?
I: Não foram alunos, não, foram bons alunos. Outros me procuram, até pra mim, não é nem
texto, não sei por que é que é que eles vêm pra mim...assim, Lina olha, o coordenador ta
querendo que eu dê o , sei lá, vamos dizer, o Interchange 3, Lina eu não me sinto competente
pra isso, sabe assim, ele vem conversar comigo pra saber uma opinião a respeito dele
P: Que legal, Lina, pra você se sentir, é, acho que isso é uma, é um, uma resposta boa pra
você, né, você vê que eles dão valor à sua opinião,
I: É, é.
P: que a sua, o seu aval, o seu diagnóstico ali, wow
I: Eu acho que a responsabilidade é maior do que a alegria, sabe assim, o medo da responsa, o
medo do ter.... o peso da responsabilidade acho que é maior do que a alegria do que eles
acham, sabe, assim
P: Com, você fica preocupada de
I: Muito, muito, por que, você já parou pra pensar o que é que é um garoto que ta começando
a vida, que ta começando a profissão, se ele tem todo esse medo de dar aula num, eu falei
Interchange mas não foi esse o livro não, mas assim, era um livro que o menino achava que
não tava ainda, em compe-, vamos dizer, com competência lingüística pra trabalhar, né, já
pensou se um garoto chega pra você, Sílvia, ele diz assim, olha o coordenador ta querendo me
dar, mas o que é que eu faço, eu não me sinto... sabe assim, se você vira pra esse menino e diz
assim, é verdade, você não tem competência mesmo não menino, ó, vai lá pro Stepping
Stones, que lá e seu lugar, fique lá trabalhando com as crianças,
P: A gente tem que tratar de outra forma, né?
I: Headway 1A sabe, lá é o seu lugar, não pegue. Sabe assim, o que é que você vai estar
falando pra esse menino?
P: Você tem que ficar ali no meio, dar um meio termo, você tem que
I: É. Por outro lado, se você realmente acha que ele não tem competência lingüística pra
chegar, você vai estar queimando esse menino se você disser, você tem, vá, então é uma
responsabilidade lascada, o que você vai dizer, como você vai dizer
P: Como, acho que como você vai dizer também é o pior,
I: É o como também
P: por que ali como você vai dizer pode traçar o, até o futuro, uai, a gente tem que ter esse
sentimento na cabeça da gente, professor tem isso, né
I: É, isso. É isso. Sabe assim, eu achoque é isso o grande medo
P: O menino desistiu ou ele enfrentou por causa do que a Lina falou, não é?
I: É, é,
P: Tem esse peso
I: por que tem as coisas assim, né que a gente não consegue entender, chega um momento que
elas... cada um tem seus problemas.
P: Lina, é engraçado isso, né?
I: É
P: a gente lidar com tanta, igual, aí você vê, você lá com 23 cabecinhas totalmente diferentes,
né?
I: Putz grila,
P: Cada uma pensando dum jeito
I: aquela turma foi difícil, viu, aquela turma foi muito difícil...
P: Eles eram muito, assim, era uma turma heterogênea, assim, muitos
I: e como a disciplina tem esse caráter pragmático, né, que eu falei, e ali muita gente, assim,
com aquela cara de o que é que eu to fazendo aqui? Mas eu verdadeiramente tenho que trocar
alguma coisa, passar a ser mais, ... ministrar mais aula...