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oportunidade de se comunicar.
Então eu acho tudo isso é uma criança que o
desenvolvimento dela está de certa forma, se
comparado com outra que é normal, muito
aquém.
(40)
Pesq.: As crianças passam por alguma
avaliação aqui na escola?
Passam. Em um primeiro momento a assistente
social faz anamnese com a mãe
(41)
e a gente
acolhe a criança
(42)
, conversa de uma forma
informal
(43)
com ele de imediato para quebrar o
gelo, ver como é que está
(44)
, levantar a
expectativa dele.
(45)
No início quando entrei aqui era meio obrigado, e
exigido que a gente fizesse um teste de
inteligência com esses alunos,
(46)
mas aí ficava
aqui entendeu, sem ser usado, eu acho até que era
mais para o governo fazer uma quantidade assim,
tantos alunos de deficiência mental leve e essas
coisas assim. E agora gente não faz,
(47)
Agora a
gente faz uma avaliação psicopedagógica para
ver a questão da linguagem,
(48)
da aprendizagem
mesmo no aspecto cognitivo,
(49)
, da destreza
manual,
(50)
de aspectos psicomotores,
(51)
isso tudo
e de outros aspectos que influenciam na
alfabetização,
(52)
lateralidade,
(53)
de todos esses
conceitos isso a gente faz depois um
diagnóstico,
(54)
um levantamento e junta com as
outras informações que vêm da fono, do
pedagogo, da anamnese.
(55)
Então nosso trabalho
é muito nisso. Agora assim continua por que a
gente fazendo nossa observação voltado muito
para aspecto educacional do aluno"
(56)
como está
a inserção dele aqui?
(57)
como está a atenção e
concentração?
(58)
todos esses conceitos inclusive
a memória,
(59)
ansiedade,
(60)
a gente vê no recreio
como está
(61)
e como esta em situações de sala de
aula,
(62)
a gente conversa com a professora nos
módulos para ela estar passando também para
gente
(63)
e tem algumas salas que a gente vai para
atendimento
(64)
lá na sala agente faz uma
(36) Criança com deficiência mental tendo
dificuldade de lidar com tudo lá fora.
(37) Criança com deficiência mental tendo
dificuldade de lidar com o mundo.
(38) Criança com deficiência mental tendo
dificuldade em lidar não só com a escola.
(39) Criança com deficiência mental tendo
dificuldade de lidar com outros aspectos que
a envolvem.
(40) Criança com deficiência mental tendo
desenvolvimento muito aquém das crianças
normais.
(41) Assistente social fazendo anamnese com
a mãe da criança que chega a escola.
(42) Acolhendo a criança que chega na escola.
(43) Conversando informalmente com a
criança.
(44) Vendo com a criança está durante a
conversa informal.
(45) Conversando com a crianças para ver
quais são as suas expectativas.
(46) Sendo obrigada a fazer testes de
inteligência.
(47) Não fazendo mais testes de inteligência.
(48) Avaliando psicopedagogicamente o
aluno a questão da linguagem
(49) Avaliando a questão da aprendizagem
(50) Avaliando a destreza manual.
(51) Avaliando aspectos psicomotores.
(52) Avaliando outros aspectos que
influenciam a alfabetização.
(53) Avaliando a lateralidade do aluno.
(54) Fazendo um levantamento da avaliação.
(55) Juntando as outras informações das
outras profissionais.
(56) Fazendo observações do aluno mais
voltado para os aspectos educacionais.
(57) Observando o aluno em relação a sua
inserção na escola especial.
(58) Observando o aluno em relação a atenção
e concentração.
(59) Observando o aluno em relação a
memória
(60) Observando o aluno em relação a
ansiedade.
(61) Observando o aluno em situação de
recreio.