(****)
Al – (**) poder ser recebido com (**). Para e com o valor dentro fora da sala de aula. Acho que assim,
essa seria a melhor descrição, descrição no caso, do método né. E a parte interessante (**) para e
como os alunos, né. Dentro e fora de sala de aula. Para não ficar só naquela (**).
Al – Bom o método é um conjunto de explicações (**) realizadas para um (*) objetivo de lingüística.
Então o método ele é que vai, vai (*) qual o objetivo que quer que, vai (**). E aí, essa questão do
método seria (**) na teoria que, é, da língua, e para a vida (**), como seria, qual seria (**).
(****)
Al – (**) acho que é assim, palavras – chave, prática de ensino, aprimoramento da aprendizagem,
materiais de ensino, e a forma de avaliação. (**) para que a metodologia, que é, vai ser usada, né. (**)
prática pedagógica (*). É, (**) nas formas, né. Como é dificil, (**), como o (**), né. Dessa forma (**),
falta de, de, é, material de ensino mesmo, no caso, né.
A – Tá certo. Então nós estamos usando a abordagem aqui, vamos dizer que precisa fazer com que seus
alunos falem mais, tá certo. Então essa seria a questão. Como é que, qual seria o método que utilizaria
para fazer com que meus alunos falassem mais? Para que eles desenvolvessem a comunicação?
Al – Conversação?
A – É, seria a, a, aí eu preferia um método, né, uma forma, né, de fazer, né, da, de que seus alunos
falassem mais. Aí eu faria o método do comunicativismo, né. Então eu vou pegar aquela estrutura, né,
para poder fazer com que meus alunos desenvolvam o problema, né. Por exemplo, se, se, se uma, o
que eu quero desenvolver com os meus alunos que eles aprendam de uma forma mais objetiva, mais,
que eles, é, não fiquem tão estressados no aprendizado. Ah, eu vou utilizar o método Suggestopedia,
que é um método, que você aprende já mais em (*) ok. Então aí vou desenvolver uma técnica para esse
método, né. Tá certo. Então a, tem uma situação em que você vai criar uma forma de resolver esse
problema, e (*) essa técnicas estarão resolvendo esse problema, né. O método, no princípio nós
tivemos com o Anthony, que ele criou essa idéia do, do, do método né, depois eles mudaram essa (*)
aí, mas hoje em dia eles (*), no caso o Almeida Filho, né, ele acha até melhor essa idéia do Anthony
mesmo, da, da, da no caso, a abordagem, métodos e técnicas, né. Porque o, eles focaram de uma certa
forma, o Rogers e Richards eles focaram, eles não, eles ajudaram no sentido de abrangir mais a idéia de
método que era, que dizia que era muito restrita, (*) no que o Anthony colocava, né. (**), abordagem,
método e técnica. Aí ele desenvolveu uma abordagem né, que veio em consentimento, né. Então ele
aumentou esse leque aí, uma série de contribuições que eu vou, vou entregar para vocês a folha (**),
tá certo. Que a gente vai também discutir, tá certo. Hoje não vai dar tempo, mas na próxima aula a
gente já continua nessa idéia aqui, tá bom? E, mais a realidade acabou ficando termo (*) mesmo, de
abordagem, método e técnica, foi mais (*) que direto, né. Para gente poder trabalhar, ok. Então para
terminar que já tá na hora da gente ir embora, as técnicas, fala para gente aí o que que é técnica.
Al – (****)
Al – É, porque tem um número de técnicas (*), com aquela variedade de exercícios, e as atividades (*),
né. Na outra fala o objetivo da (**). Que a aula (**).(**) a parte que (*) na parte aqui da didática, e
(**).
A – Então você tem uma situação, eu quero que meu aluno eh (+) que ele aprenda de uma forma, é,
vamos pegar essa Suggestopedia, que ele aprenda de uma forma bem Zen, sem muita pressão, que ele
consiga internalizar uma série de conhecimentos. Então eu vou usar a Suggestopedia (*). Então eu pego
só as técnicas, eu vou colocar o aluno para gravar, para ouvir música em posição de Yoga, né. Então
essa é a técnica, essa é a forma como eu vou colocar em prática todos esses ensinamentos, tá certo. E
se meu aluno, tenho esse outro problema, eu queria que meu aluno falasse, conversasse, usando o
método comunicativista. Aí qual vai ser a técnica? Colocá-lo em grupo, para ficar discutindo um com o
outro, para estar falando um com o outro (*) a comunicação em sala de aula, muitos diálogos. Então eu
vou usar essa técnica para aumentar a habilidade de conversação do meu aluno. Tá certo? Ok. Eu vou
distribuir para vocês aqui, a, do Richards e Rogers, (*), o método, ele estudou essa idéia do, aquela
coisa (*) do Anthony, que é aquela coisa de abordagem e técnica e ele colocou que tem muito que
ficou (*), aí eu não sei se vai dar para todo mundo. (**) A (*) de Richards e Rogers ele ampliou bem
mais essa (*) colocadas pelo Anthony, ele listava muito (*), porque ele colocou, essa questão, a, a, o
que seria a (**), a abordagem. O que que ele fala sobre abordagem. Dê uma olhadinha.
Al - (****)
A – (*) o que ele acrescentou aí.
Al – (**)
A - (**) aumentou mais o leque de o que que era essa abordagem, então ele fala da teoria da (**).