formação se dá junto à prática de ensino
para a profissão de docente, conforme já
comentado.
ENSINO: PROFESSOR 3
Quais livros você leu nos últimos tempos para embasar sua prática?
P3: Olha, basicamente são os livros profissionais, o mais recente livro que eu estou lendo é o “Rede
de Computadores”, [...], Interligação de Redes de Computadores, [...], Rede de Comutadores, do
Gabriel Torres, em termos de prática de educação são praticamente esses que eu tenho o hábito de
vida nas atividades mais na sala na rede de computadores, então seria basicamente esses livros,
últimos livros que eu tenho lido.
Como você compreende a relação teoria e prática? Dê exemplos de como isso ocorre em sua aula.
P3
: Olha, eu gosto muito, eu tenho muita prática, eu tenho muita facilidade de fazer essa relação de
teoria e prática, inclusive às vezes com meus alunos, dependendo das circunstâncias, muitas vezes
eu primeiro dou aquele embasamento teórico e depois a gente vai para a prática para fazer aquelas
comprovações, mas em certas situações há necessidade de você fazer a prática primeiro, você
mostra aquilo e depois você vai entender o porquê que aquilo aconteceu e das duas formas eu acho
que uma completa a outra e o resultado é bom, agora de qualquer forma é fundamental e eu sou um
professor que levo isso muito em conta. Quando chego no laboratório aqui na escola muitas vezes
fico lá parado e já fiquei sabendo que não houve um curso, mas eu mesmo já fui lá, pequei os
manuais, tudo em inglês muitos, traduzi, precisava de computador, já fui atrás, arrumei o computador
e você que os alunos, quando tem a prática, a motivação é outra, eles ficam muito mais motivados
do aprendizado; então, eu dou muito valor e exerço muita essa atividade, a relação teoria e prática,
eu acho isso muito importante.
Ocorre ou já ocorreu situações inesperadas em sua aula? Como você agiu?
P3
: Bom, muitas vezes quando têm situações inesperadas, dependendo da situação, você tem
como, particularmente em minha aula, não houve grandes incidências principalmente ultimamente
não tenho, só às vezes quando por exemplo, hoje em dia uma turma muito agitada que teve o ano
passado, começaram a conversar demais em sala de aula, aí eu tive que chamar, assim de, forma,
conversar às vezes eles conversam, de forma, aí vem chamei, tive uma conversa, se eles não
quisessem prestar atenção por exemplo, até não faço questão, mas não fiquem conversando para
não atrapalhar quem queira prestar atenção, se vocês não quiserem prestar atenção, tudo bem, mas
eu peço que se retirem, eu não vou nem me importar, mas aí a coisa vai amadurecendo e eles
começaram a entender, a retrucar e a gostar e resolve. Agora, situações mais assim eu não tive
muitas experiências em situações que fugiram realmente do cotidiano de forma muito, eu não tive
essas experiências.
Qual a r
elação entre o que você ensina e a idéia de uma verdade
perene e imutável?
P3
: Olha, a não ser princípios éticos, essas coisas verdades, porque isso aí eu entendo que são
imutáveis. Agora, com relação à tecnologia, isso não tem como se fazer é difícil, na área que a
gente trabalha, de telecomunicações e informática, dizer que é uma coisas verdade e imutável, isso
não tem como você falar, os princípios, até princípios de tecnologia que são renovados substituídos
de uma forma muito grande, tá, alguns princípios básicos não mudam, mas outros, outras formas,
outras técnicas, outras tecnologias, elas são recentemente, são constantemente, vamos dizer assim,
mudadas. Tá, não existe agora, é o que eu falei, algumas coisas, a título de comportamento, de
verdade, isso que eu costumo falar embora no início eu disse que eu gostaria de estar exercendo
mais, falando mais sobre as coisas, não que eu não faça, que eu não goste, há muitos momentos
que eu chamo, falo e mostro e acho que até a própria atitude da gente faz com que eles entendam
que essa é uma coisas que precisava ser feita, essas coisas, então, de vez em quando eu chamo e
falo e mostro a importância disso, né, eu gosto muito disso e muitas vezes eu gostaria até de fazer
mais, não que eu não faça e não que acha importante isso para eles.
Como você administra o imprevisto?
P3
: Olha, o imprevisto, como o próprio nome diz, imprevisto, não tem como você, cada situação é
uma situação, mas uma coisa que eu procuro, tento sempre, é controle, equilíbrio, eu gosto, inclusive
falo para eles uma situação de desespero só complica, não ajuda nada, né, aquilo que não pode ser
mudado você não pode esquentar se não pode mudar, não tem como, e se tem solução não tem