83
prejudicados. Além de ser excelente assim, uma professora maravilhosa, ela era
muito humana. Então, eu acho ela uma professora muito especial! (LUÍZA, p. 128).
Ah! Nós tivemos o professor V., admirava ele muito pelo raciocínio, pela agilidade,
as aulas práticas também nós realizávamos várias, era interessante; então eu
admirava ele por esse lado dele, ele tinha um raciocínio muito bom, memorizava as
coisas assim, né, passava pra gente coisas que ele memorizava (LUÍZA, p. 129).
A influência da professora N. parece ter sido preponderante na formação docente da
professora Luíza que relata, emocionada, as aprendizagens adquiridas com essa educadora:
Olha, eu acho que... não sei se é por que eu tenho um carinho muito especial; eu
acho que é a professora N., assim, a parte de invertebrados, assim, foi delicioso,
sabe? A forma como ela lidava com a gente, muitas vezes ela parecia que queria ser
sabe... como uma mãe, assim..., pra todo mundo... ela dava bronca quando era
necessário, [...] ela se dispunha muitas vezes a atender a gente na casa dela, sabe?
Então eu achei assim que, ela foi marcante, aquela professora doce, carismática,
que sabe transmitir todo aquele conhecimento que ela tem, sabe? Ah, eu acho ela
um amor! Eu aprendi a realizar pesquisas, a ser humana, a inovar nas práticas,
até mesmo em coisas simples, né, que ela levava muitas vezes pra gente, maquetes,
cartazes, até mesmo às vezes um objeto... coisas simples assim... que ela fazia,-
mas que fazia, sabe? A diferença... toda a diferença! A professora N.! A
professora N. na área de “Invertebrados” não tem pra ninguém! [grifo meu!]
(LUÍZA, p. 133-135).
Num segundo momento, a professora Luíza destaca uma professora cujo trabalho não
foi tão significativo como o dos professores anteriores, no entanto afirma que o que mais
colaborou no trabalho desenvolvido foi a ênfase dada as aulas práticas:
No 2º ano, eu me lembrei de uma professora também que era contratada, a
professora A. As aulas em si, ela deixava um pouco a desejar; não tinha muito
domínio, mas ela assim... pra viajar... ela corria, ela batalhava e a gente conheceu
lugares, assim, muito bonitos e muito importantes, assim, pra área da Biologia que
ela pode nos levar (LUÍZA, p. 129).
Destaca também a importância das aulas de Metodologia e Práticas de Ensino,
embora ache que o estágio devesse ser mais supervisionado, mais orientado, pelo professor da
disciplina:
A prática de ensino também foi o M. K., ele deu suporte, assim, até certo momento,
ele tirou as dúvidas. Mas, eu não sei se é pela disciplina mesmo que é uma
disciplina que deixava a gente bastante livre... a gente praticamente fazia as coisas
mais em casa - só orientava mais ou menos, algumas vezes ia na faculdade,
orientava a gente... realizava mais em casa, nós ficamos bastante decepcionados,
[...] em relação à parte assistida, porque praticamente ele não foi; a mesma nota
que ele deu, por exemplo, que ele avaliou o Fundamental, ele deu pro Médio, então
ele não foi assistir uma aula; a gente trabalhando, já que é obrigatório; ele não foi
assistir uma aula do Ensino Médio e outra do Fundamental e também, no meu caso,
ele só foi me assistir, porque depois a professora estava gestante e eu assumi as
aulas, porque quando ele foi assistir, eu já tinha terminado a minha carga horária,