Agradecimentos
A minha mãe, Carmelinda Pegorini, por ter me incentivado em todos os momentos,
acreditado na minha capacidade e fortalecido os momentos de aflição;
A meu pai, Luiz Pegorini, por ter me influenciado na escolha da profissão docente, e pelo
carinho especial que sempre me dedicou;
Ao meu esposo, Welington Ernani Porfírio, por ter me ouvido e apoiado, nos momentos
difíceis;
Aos meus irmãos e irmãs, que sempre estiveram perto, mesmo quando longe estavam;
Às Professoras Doutoras Maria de Fátima de Souza Santos, Maria Lúcia Müller, Sumaya
Persona de Carvalho e Daniela Barros Silva Freire de Andrade pelas preciosas contribuições
que enriqueceram o trabalho, membros da banca examinadora;
Aos Professores Doutores Maria Aparecida Morgado, Maria Lúcia Muller, Silas Borges
Monteiro e Nicanor Palhares de Sá, que ministraram disciplinas essenciais para minha
formação;
Agradeço aos docentes que me ensinaram os primeiros passos da pesquisa;
Às colegas, mestrandas, mestres e doutorandas do Grupo de Pesquisa em Educação e
Psicologia (GPEP). Especialmente a Léa Lima Saul, Lúcia Shiguemi Izawa Kawahara, Kátia
Simone da Rosa Bianchi, Simone Sanchez Vicente, Dionéia da Silva Trindade, Rosely Lima,
pelas contribuições para o desenvolvimento da minha pesquisa;
Às Professoras Doutoras Denise Jodelet da École des Hautes Études en Sciences Sociales de
Paris, Bernardete Angelina Gatti (PUC-SP e FCC), Vera Maria Nigro de Souza Placco (PUC-
SP), Denize Cristina de Oliveira (UERJ), Zeide de Araújo Trindade (UFES) e Professor
Doutor Celso Pereira de Sá (UERG) pelos cursos oferecidos ao GPEP.Notadamente pela
pesquisa coletiva, com os professores da UFMT, acerca das Atividades Acadêmicas, não sem
contar com recursos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso
(FAPEMAT). Muito contribuíram com este trabalho;
À Professora Maria Suzana De Stefano Menin (UNESP), pela aula ministrada sobre o aspecto
normativo das representações sociais, que foi fundamental para a análise da pesquisa;
À Professora Doutora Maria Antônia Martins Galeazzi, pela brilhante aula de Excel
ensinando os gráficos e as tabelas, e pelos bons momentos passados juntos, tanto na sala 25
como na casa da professora Eugênia;
À minha colega mestranda Fernanda Cândido, com quem divido o que sei, com quem aprendo
sempre. Agradeço a sua existência, a proximidade comigo, o apoio, a atenção, ouvindo, lendo,
corrigindo, fazendo gráficos, tabelas, estudando. Obrigada por tudo. Você é muito especial.
Para mim e minha família;
Aos colegas do GPEP, Anderson de Sousa Santana, Erzy Dias de Souza, Fabiula Aparecida
Bento Guth, Jamille Oliveira Carvalho Rocha e Mardelides da Silva Lima, que sempre me
apoiaram e incentivaram. A Fabiula e a Dionéia, em especial, pelo carinho com a leitura da