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Os primeiros tornavam a tomar os seus lugares e os monitores restituíam os sinais e
os prêmios (
comando 20
).
Assim, como ocorria com o ensino da leitura, ocorria também com as outras
matérias de ensino. Sempre os alunos mais experientes ensinavam aos mais velhos. O
professor acabava se tornando figura secundária nesse processo de ensino. A escola
funcionava com rigor disciplinar. Os comandos ditavam o que os alunos tinham que
executar. Desse modo, a hierarquia e a disciplina eram condições fundamentais para o
bom desempenho do método da escola.
2.2.6
–
Classificações das matérias de ensino
As matérias de ensino da escola mútua obedeciam à classificação e, para suas
divisões havia estruturação entre os alunos.
2.2.6.1 - Ensino da leitura
Para esse aprendizado, os discípulos estavam divididos em classes e estudavam do
seguinte modo:
1ª classe – vogais, consoantes simples, monogramas: a, e, é, ê, o, ô ,u- b, c, d, f, g, h,
j, l, m, n, p, q, r, s, t, v, z.
2ª classe - sílabas diretas de duas letras:
va
,
me
,
bu
, etc; seguidas de palavras e frases
nas quais entravam como elemento:
vate
,
mérito
,
evita cólera
.
3ª classe – sílabas inversas de duas letras:
or
,
as
,
if
, etc; sílabas compostas de três
letras:
cor
,
balcão
,
ativo
,
arsenal
,
alto mar
.
4ª classe – vogais, consoantes simples, poligramas:
eu, ou, in, au, on, em, oi, - ch, nh,
th
. Exemplo:
onze, oito, audaz, ourives, montanha, chapeo, medalhão, ganhou o
chalé
.
5ª classe – vogais e consoantes compostas:
ia, iê, io, ieu, iau, iou, ,bl, br, cl, cr, fl, fr,
gl, gr, pl, pr, dr, ir, st, str, sc, scr, sp
. Exemplo:
dia, crime, problema, credor
.
6ª e 7ª classes – vogais e consoantes equivalentes: K é equivalente de C em
alkali
.
QU C em
quociente
X CS em
convexo, sexo
X Z em
exemplo
Y I em
mistério