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Gêneros, portadores e
contextualizadores
Reconhecer a forma de organização e/ou apresentação e
função de diversos gêneros, portadores e
contextualizadores textuais.
Identificar as informações contidas nas capas de livros e
revistas.
Efetuar leitura informativa apresentada de forma não linear
e não seqüencial.
Inferências Construir, reformular e expressar hipóteses que contribuam
para a compreensão do texto.
Fazer inferências a respeito do texto através do paratexto
(autor, título, ilustração, palavras que antecedem o
texto).
Antecipação e confirmação Ativar os conhecimentos prévios sobre o assunto.
Encontrar no texto a informação desejada.
Diagramação textual Observar as ilustrações, variações nas formas de escrita,
cores e tamanho das letras.
Conceito de tempo (antes, depois,
passado, presente, futuro)
Desenvolver o conceito de tempo, com base na
organização temporal dos fatos de uma narrativa.
Paragrafação Identificar graficamente os parágrafos.
Identificar uma idéia ou um conjunto de idéias contidas em
um parágrafo.
Unidade temática Associar o tema de textos lidos ou ouvidos a outros
conhecidos ou discutidos em sala.
Compreender a idéia principal dos textos lidos.
Usos e funções sociais da escrita
(orientar, informar, divertir,
emocionar, instruir, registrar etc.)
Utilizar a escrita em diferentes funções sociais, atentando
para a especificidade da linguagem.
Diferenciar a escrita de outros símbolos, desenhos,
imagens e ilustrações.
Produção de diferentes gêneros
textuais: listas, regras, anotações,
cartazes, receitas, quadros de
horário, fichas de identificação
pessoal, convites, anúncios
classificados, legendas,
instruções etc.
• Produzir textos, atendendo à função específica
prevista para aquele uso social da escrita.
Coesão e coerência
• Estruturar textos escritos com coerência e utilizando
diferentes recursos de coesão textual.
Adequação do texto à situação de
interação
• Utilizar a escrita para se comunicar espontaneamente
com colegas, professores, jornais e revistas,
autoridades etc.
• Expressar dados, informações e idéias com clareza.
3 Escrita
Adequação argumentativa
• Defender pontos de vista com argumentos
apropriados.
Onomatopéia
• Perceber as relações entre sons e letras.
Pontuação
• Relacionar a entonação dada pela leitura do professor
aos sinais de pontuação utilizados no texto impresso.
• Utilizar alguns sinais de pontuação, demonstrando
compreender sua necessidade para melhor veicular
suas idéias.
Adequação ao tema proposto
• Atender ao objetivo específico previsto para o texto.
• Atribuir um título adequado ao texto.
Progressão e continuidade
temática
• Apresentar progressão e continuidade temática na
produção de textos.
Sistema ortográfico (letras,
número de letras, identificação de
letras, sílabas, número de sílabas,
letra inicial, sílaba inicial, número
de letras de uma sílaba,
seqüência alfabética, diferentes
modos de escrever uma mesma
letras)
• Distinguir a ocorrência de vogais e consoantes na
grafia das palavras.
• Diferenciar letras, números e outros símbolos
utilizados na escrita.
• Perceber semelhanças e diferenças sonoras e gráficas
na composição das palavras.
• Observar que as palavras são compostas de diferentes
números de sílabas e as sílabas são compostas de
diferentes números de letras.
Letras maiúsculas e minúsculas
• Perceber a necessidade do uso de letras maiúsculas
em seu próprio nome.
4 Reflexão
lingüística
Ortografia
• Observar que as letras podem representar diferentes
sons.
• Verificar a formação de dígrafos.
• Perceber a formação de palavras por sufixação.
• Reconhecer a inadequação de grafia de palavras nas
reestruturações e produções coletivas e sugerir a
correção ortográfica.