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SÁNCHEZ (1993), para descrever, no quadro abaixo, as estratégias mais
comuns que se dão antes, durante e depois da leitura:
Identificar sinais gráficos com fluidez
O primeiro passo, na leitura, é identificar os
sinais gráficos (letras) de cada língua. Se a
identificação é muito lenta ou difícil, exigirá um
alto grau de esforço que pode levar o aluno a
perder o significado global do que lê.
Reler, avançar ou utilizar elementos de
ajuda externa para a compreensão léxica
Uma palavra, por seu significado ou por sua
situação em uma frase, pode mudar a
interpretação de um texto. Portanto, é
importante ajudar o aluno a procurar a
acepção correta das palavras dentro do texto.
Avaliar a consistência interna do
conteúdo expressado pelo texto e sua
correspondência com os conhecimentos
prévios e com o que é ditado pelo senso
comum
Os alunos devem te uma atitude crítica diante
do texto, confrontando a informação que
recebem dele com a que já possuem ou que
adquirem de seu ambiente.
Distinguir o que é fundamental do que é
pouco relevante ou pouco pertinente com
relação aos objetivos de leitura
Na maioria dos textos, há um núcleo de
informação essencial e outro de informação
suplementar. Não distinguir entre esses dois
tipos de informação pode levar os alunos a
distorcer o significado global do texto.
Construir o significado global
Uma vez reconhecidas as idéias principais e
complementares, o aluno deve saber
hierarquizá-las e resumi-las.
Elaborar e testar inferências de tipos
diferentes, como interpretações,
hipóteses, previsões e conclusões
A relação do aluno com o texto tem de ser
ativa. À medida que interage com o conteúdo,
ele avança mais na compreensão. Tem de
antecipar ou imaginar como o texto vai
prosseguir e ir comprovando se suas
previsões estão corretas para poder modificá-
las, se necessário, e fazer outras.
Distinguir estruturas textuais
Distinguir a estrutura de uma carta, de um
relato ou de um diálogo ajuda o aluno a ativar
seus conhecimentos referentes às
características gráficas, formais e lingüísticas
do texto.
Ativar a atenção e concentração
A atenção é fundamental para que as relações
interativas entre professor, conteúdo e aluno
sejam factíveis. É preciso ativá-la em todos os
momentos da leitura, seja individual ou
compartilhada.
Conhecer os objetivos de leitura: o quê?,
por quê?, para que devo ler?
É fundamental que o aluno saiba para onde
nos dirigimos, por que nos dirigimos para
determinadas consecuções e o que
esperamos com relação às atividades
propostas. Conhecer os objetivos conferirá
sentido e significados à atividade de leitura e
também permitirá a avaliação dos resultados
desta.
Ativar os conhecimentos prévios
pertinentes
Para compreendermos o que foi lido, temos de
saber estabelecer conexões significativas
entre aquilo que sabemos – experiências
prévias do leitor – e os novos conceitos –