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Mas a decisão por adaptar ou padronizar os elementos do marketing mix acabam
trazendo conseqüências à organização, dentre elas, sua performance. Então, a fim de alcançar
o segundo objetivo específico desta pesquisa, foi apresentada a questão da performance. De
modo geral, concluiu-se que a performance envolve duas dimensões: uma financeira, que
envolve todas as questões relacionadas a valores; e outra estratégica, que diz respeito às
demais questões que envolvem os procedimentos a serem adotados, como a segmentação, o
alvo e o posicionamento (CAVUSGIL; ZOU, 1994; ZOU; CAVUSGIL, 2002; SAMIEE;
ROTH, 1992; LEONIDOU; KATSIKEAS; SAMIEE, 2002 OKAZAKI; TAYLOR; ZOU,
2006; SAMIEE; ROTH, 1992; JULIAN, 2003).
A fim de atender o terceiro objetivo específico desta pesquisa, foi realizada uma
coleta e análise de estudos empíricos que relacionassem as variáveis adaptação e
padronização, produto, promoção, preço, distribuição e performance. Assim, destacaram-se
estudos sobre performance e preço (DOOLE; GRIMES; DEMACK, 2006; COLPAN, 2006;
MYERS; CAVUSGIL; DIAMANTOPOULOS, 2002; MYERS; HARVEY, 2001),
performance e produto (DOOLE; GRIMES; DEMACK, 2006; KAZEM; HEIJDEN, 2006;
KEMPPAINEN; VEPSÄLÄINEN; TINNILÄ, 2008; OGUNMOKUN; ESTHER, 2004;
JULIAN, 2003; JULIAN; O’CASS, 2004), performance e promoção (AMINE; CAVUSGIL,
2001; FRANCIS; COLLINS-DODD, 2004; SHAMSUDDOHA; ALI, 2006), e performance e
distribuição (AMINE; CAVUSGIL, 2001; McNAUGHTON, 2002; MYERS; HARVEY,
2001).
Então, atendendo aos dois últimos objetivos específicos do presente estudo, foi
realizada uma meta-análise a fim de avaliar de que maneira as estratégias de adaptação e
padronização influenciam a performance de uma empresa no contexto internacional. A
primeira hipótese, que trata da padronização do produto, apresentou resultados que vão ao
encontro do esperado, isto é, ficou comprovada a existência da relação, cuja força mostrou-se
mediana (ES = 0,38). A segunda hipótese, que se refere à padronização da promoção, também
apresentou resultado congruente com o esperado, com uma força igualmente mediana (ES =
0,38). A terceira hipótese, acerca da padronização da distribuição, foi confirmada do mesmo
modo e com a mesma força (ES = 0,38). A quarta hipótese, que trata da padronização do
preço, apresentou uma força mediana (ES = 0,38) e confirmou o previsto. Esses resultados
poderiam ter sido mais precisos caso as informações constantes nos artigos originais fossem
mais pontuais. Ademais, eles referem-se ao mesmo grupo de estudos, o que traz à tona a
necessidade pela busca de novas pesquisas que tratem do assunto, pois a inclusão de novos
dados fortaleceria ainda mais os resultados. De qualquer modo, as quatro hipóteses referentes