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Introdução progressiva dos seguintes aspetos notacionais:
- a correspondência fonográfica;
- a separação entre palavras;
- a divisão do texto em frases, utilizando recursos do sistema de
pontuação: maiúscula inicial, ponto final, exclamação,
interrogação e reticências;
- a separação entre discurso direto e indireto e entre os turnos do
diálogo, mediante a utilização de dois pontos e travessão ou
aspas;
- a indicação, por meio de vírgulas, das enumerações.
Utilização, com ajuda, de dicionário e outras fontes escritas
impressas para resolver dúvidas ortográficas.
Explicitação das regularidades ortográficas (inferência de regras).
Preocupação com a qualidade das produções escritas próprias,
tanto no que se refere aos aspectos textuais como à
apresentação gráfica.
Utilização de estratégias de escrita: planejar o texto, redigir
rascunhos, revisar e cuidar da apresentação com orientação.
7. Escrever textos dos gêneros
previstos para o ciclo, utilizando a
escrita alfabética e preocupando-se
com a forma ortográfica.
8. Considerar a necessidade de
várias versões que a produção do
texto escrito requer, empenhando-
se em produzi-las com a ajuda do
professor.
Revisão de texto com ajuda:
- durante o próprio processo de redação, relendo cada parte
escrita, verificando a articulação com o já escrito e planejando o
que falta escrever;
- depois de produzida uma primeira versão do texto (próprio ou
de outra pessoa), trabalhando sobre o rascunho para aprimorá-
lo, considerando as seguintes questões: adequação ao gênero,
coerência e coesão textual, pontuação, paginação e ortografia.
Atividade permanente de escrita de textos
conhecidos de cor (cantigas, piadas, poemas,
ditados populares etc.), listas, nomes
próprios, títulos de histórias - em parceria ou
individualmente com letras móveis ou a lápis.
Situações de escrita em que o aluno precisa
decidir quantas e quais letras usar.
Atividades seqüenciadas (apreciação,
produção e revisão de textos) que requeiram
a observação de aspectos como: separação
de palavras, divisão dos textos em frases,
separação entre discurso direto e indireto,
uso da vírgula, questões ortográficas.
Atividade de sistematização das
regularidades ortográficas.
Atividades seqüenciadas ou projetos de
escrita:
- atividades de planejamento do que se vai
escrever e em que ordem, elaboração de
rascunhos, revisão e apresentação do
produto final;
-
atividades de revisão de texto produzido por
um aluno, uma dupla ou coletivamente, com
diferentes focos:
· adequação ao gênero;
· coerência e coesão textual;
· pontuação;
· ortografia.
Escrever de modo independente textos
cujas características lhe são familiares,
demonstrando preocupação com a
segmentação do texto e com a convenção
ortográfica (QUADRO ANEXO).