87
Como tutora, a gente tenta fazer cobrança: olha, você precisar ler porque tal dia tem
prova ou porque vocês têm que entregar trabalho e, para isso, você precisa fazer a
leitura. Tento motivar passando um texto bem legal sobre o assunto. Então, você
cria um Fórum de discussão sobre aquele assunto, tenta por meio dessas formas
para que o aluno busque algo mais. (Relato de entrevista, Julia, 2007).
A professora Katia, que trabalha com uma turma com dificuldade de acesso ao
computador e à internet, procura provocar o grupo de diversas formas, adaptando-se de
acordo com as necessidades dos alunos.
Utilizar uma linguagem que seja interessante para eles, por exemplo, exemplificar
por meio de um jogo importante na região, e a gente sabe que o pessoal se
interessa por isso. Questioná-los sobre aquela atividade e conseguir envolver a
matéria, trabalhar com assuntos que chame a atenção. Sei que, às vezes, nos
fóruns, a gente questionava em relação ao que tinha acontecido durante a semana
com um artista ou um político. Então, as discussões ficavam mais acaloradas, que
todo mundo queria dar opinião, mas, dessa forma, estabelecer prazos, não seria o
ideal, mas se percebe que o pessoal realmente não está aparecendo, que está
completamente afastado e dar uma passadinha na sala e chamar, dizer que tal dia
acaba, o que está acontecendo com vocês? É um dos jeitos. (Relato de entrevista,
Kátia, 2007).
Além disso, o professor Marcio menciona que procura responder rapidamente às
dúvidas que surgem e, também, incentivar os alunos a interagir e organizar seu tempo de
estudo.
Eu utilizo todas as ferramentas que o nosso ambiente oferece que, por sinal,
considero muito bom. Tenho trabalhado já com outros ambientes na condição de
alunos de cursos a distância e considero que o ambiente que a Unoesc oferece é
muito bom! Então, utilizo fóruns, Área de colaboração, assim, de outras formas de
interação, até por e-mail, por mensagem particular e, enfim, procuro sempre
responder com certa serenidade às dúvidas para os alunos, porque me parece que
quem está estudando em um ambiente virtual espera respostas rápidas; então, uma
das estratégias que eu tenho utilizado é procurar responder. Normalmente, nas
aulas de orientação, recomendo que eles, nos fóruns e discussões, discutam,
comentem as opiniões dos próprios colegas. Uma interação não apenas no sentido
aluno-tutor, mas, também, inter-alunos. Acho que isso é importante e com
regularidade coloco também mensagens no mural; esse tipo de estratégia que eu
tenho utilizado. (Relato de entrevista, Marcio, 2007).
Por outro lado, o professor Mateus, que possui certa experiência como tutor em
cursos a distância, afirma que é mais difícil incentivar o aluno a construir sua autonomia
quando ele estuda somente algumas disciplinas nessa modalidade. Lembrando que, nesse
caso, são oferecidas as disciplinas de Metodologia Científica e Ética e Sociedade para
cursos de graduação presenciais.
É diferente você trabalhar com um aluno que estuda a distância do aluno que estuda
presencial, oferecer algumas disciplinas, às vezes, a distância. Nós temos diferença,
assim, porque aquele que estuda a distância sabe, domina essa tecnologia! Eu vou
atrás! Eu não tenho tempo, o único momento que eu tenho é à noite, é madrugada,
e eu quero fazer isso. Ele está investindo para isso. Então veja que, quando a gente
encontra essas duas pessoas, ela e o tutor, que eu acho que é o primeiro perfil [...]
Ocorre o processo de ensino-aprendizagem de uma maneira muito boa. Agora,
quando o aluno tem resistência, então a maior dificuldade que eu vejo é fazer com
que ele rompa essa barreira. (Relato de entrevista, Mateus, 2007).