98
lista de palavras, então palavras que eles já ouviram, palavras que
eles acham que é mas não é, então a gente já corrige: ‘não, não é’.
[...] Agora a gente já está no finalzinho disso, o que eu já falei, a
gente está passando para uma outra etapa, mais é leitura agora,
ver como eles vão se sair. Então são coisas, são atividades que
todo mundo tem, mesmo fora da sala, eles têm, mesmo quem não
tem condições de ter televisão, ter vídeos, essas coisas, eles têm
conhecimento da palavra, eles ouvem, vêem uma placa, vêem um
comercial, vêem um refrigerante. Então é um jeito deles trazerem o
que eles sabem, o conhecimento deles também (Entrevista
09/06/04).
Ainda com relação ao trabalho com os conteúdos, a professora disse:
Também o conteúdo a gente procura pesquisar, nessa fase que eu
estou terminando, que são as famílias, montagem de palavrinhas já
está encerrando, então a partir de agora a gente vai mudar um
pouco. Então eu vou começar a trazer mais o que, mais pesquisa
de revista, vou trazer mais palavrinha cruzada, trazer mais labirinto,
entendeu? joguinhos. Porque agora eles já estão começando a ler,
então já da para ter mais incentivo, porque também para você trazer
um trabalhinho diferente, você ficar lendo tudo e eles ficarem só
sem saber, então eu acho que não tem muita motivação (Entrevista
09/06/04).
Quanto à distribuição das atividades das diferentes disciplinas, como as
atividades de Matemática que apareciam sempre no final das aulas, a professora
disse:
Eu prefiro porque eu acho que o Português é mais cansativo, então
de manhã, como eles chegam mais descansados, eu acho que
rende mais. Eu já tentei trabalhar depois, mas eu acho que rende
mais Português na hora em que eles chegam. É um jeito, cada um
eu acho que tem um jeito. Agora eu não sei se você vai continuar
[com a observação] mas você vai poder ver o seguinte: agora já vou
introduzir mais historinha, então vai mudar as atividades. Às vezes
eu vou colocar na hora de Português eu vou colocar Matemática,
por exemplo, eu dou uma receita né, agora eles vão começar a ler,
já tem interesse, então eles vão trazer receitas de casa, então aí a
gente já vai trabalhar com números, com dúzia, com meio litro, litro
né, com medida, com peso, com quantidade, então já está
trabalhando Matemática. Então, às vezes, dependendo do dia, a
gente nem vai ter Matemática pura, vai ter junto, entendeu?
(Entrevista 09/06/04).
A fala da professora na entrevista indica que ela tem percepção quanto a
alguns aspectos que tornam seu trabalho com os conteúdos rotineiros e estáticos,
justificando alguns deles, como a realização de ditado, e indicando algumas
mudanças com a diversificação das atividades.