Pedro Tapajós
A máquina de Sheherazade: os quadrinhos e a noite seguinte
Mestrado em Comunicação, linha de pesquisa Imagem e Som
23 de março de 2007.
Profª. Drª. Selma Regina Nunes Oliveira
História em quadrinhos, Narrativa, Serialidade, Indústria Cultural, Máquina, Imaginário, Imagem,
Linguagem, Áudio-visual
Comic books, Narrative, Seriality, Cultural Industry, Machine, (the) Imaginary, Image, Language,
Audio-visual
A presente pesquisa, de cunho exploratório, procura identificar e observar alguns dos elementos
que constituem a noção proposta de Máquina de Sheherazade. Partindo da alegoria da contadora
de estórias que precisa sobreviver por mais uma noite é construído um modelo de entendimento
do funcionamento das histórias em quadrinhos seriadas comerciais partindo-se da definição de
máquina em Deleuze e Guattari. Busca-se tal recorte por serem estes quadrinhos os mais
presentes na construção do imaginário social, em especial o infanto-juvenil. O trabalho utiliza a
semiótica de Hjelmslev em conjunção com o imaginário radical de Castoriadis para observar como
se constrói o sentido na leitura por imagens. A filosofia de Spinoza é convocada para explicar o
afeto e o desejo frustrado pelo corte efetuado pela narradora como forças operacionais do
consumo. As engrenagens da máquina são identificadas em Barthes e examinadas através da
observação de quadrinhos brasileiros, estadunidenses e japoneses. Confirmada a existência
conceitual da Máquina de Sheherazade nos quadrinhos, a pesquisa constrói um instrumento de
análise e elementos configuradores sobre observações a respeito da imanência do objeto.
The present research has as its objective the identification and observation of some of the elements
which compose the proposed notion of the Sheherazade Machine; thus, its exploratory instead of
statistical nature. Stemming from the allegory of the story-teller who must survive one more night, a
model for the understanding of commercial serialized comic books is built. The start point is the
Deleuze and Guattari definition of machine. This choice of object is due to the importance of such
comics in the construction of the social imaginary in children and teenagers. The project uses the
semiotics of Hjelmslev in conjunction with the theory of the social imaginary of Castoriadis in order
to explain how meaning is constructed and reading is possible through the sequential disposition of
images. The philosophy of Spinoza is used to explain affections and how frustrated desire through
the cuts in the narrative may collaborate with the operational forces of consumerism to guarantee
the survival of the comic book. The engines in the machine are derived from the analysis of Roland
Barthes and then observed in action in three distinct comic book practices: in the USA, Japanese
manga, and Brazilian kiddie comics. Having confirmed the existence of the said machine in comic
books, the research questions if other forms of communication might exhibit the same behaviour.