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O gosto pelas abstrações teve, desta forma, sua base na estrutura da
sociedade grega e, nesse contexto, a Geometria como um dos ramos mais antigos
da matemática, o qual se desenvolveu a partir de necessidades humanas, foi o
primeiro a se organizar logicamente. Estabelece-se, assim, o formalismo, a
racionalidade, a generalização da matemática e começa a supremacia da abstração
neste campo de saber.
Estes aspectos (formalismo, racionalidade, abstração e generalização)
caracterizaram e constituíram a matemática como uma ciência dedutiva. E hoje,
apesar de, a matemática possuir outros entendimentos e significações, estes
aspectos ainda a caracterizam, como também, são os fundamentos da estruturação
dos conceitos que compõem esta ciência no contexto escolar.
A atividade científica do matemático está ancorada nas concepções
predominantemente platônica
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e formalista
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, cujos pressupostos determinam uma
influência direta na formação e na prática dos professores, ocorrendo, como
conseqüência, no contexto escolar, uma forte reprodução das interpretações
originais do matemático com relação à ciência matemática. O matemático procura
apresentar o saber científico na maior generalidade possível, o que é uma finalidade
legítima e sempre presente na pesquisa matemática, e este fato acaba
determinando uma prática pedagógica escolar a qual consiste em também
apresentar o conteúdo em sua forma mais geral possível. No entanto, para
finalidades de ensino, a construção da generalidade não se inicia por ela mesma,
pois a forma de redação
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valorizada no contexto do trabalho do matemático é
totalmente inadequada para servir de apresentação do saber no contexto escolar
(PAIS, 1999, p. 25-8)
No âmbito escolar, os objetivos são muito distintos daqueles estabelecidos
pelos matemáticos no mundo científico. À comunidade científica cabe a construção
do novo conhecimento, a busca pelo desconhecido, a retificação do sabido. Na
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Na concepção dada pelo platonismo os objetos matemáticos são idéias puras e acabadas, que
existem num mundo não material e distante daquele que nos é dado pela realidade imediata. (PAIS,
1999, p. 25).
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Na concepção dada pelo formalismo, a matemática consiste num jogo formal de símbolos
envolvendo axiomas, definições e teoremas, e para trabalhar com estes elementos existem regras
bem definidas, as quais permitem deduzir determinadas seqüências lógicas que representam o
essencial da atividade matemática. (PAIS, 1999, p. 25-26).
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Importante etapa na construção do saber matemático. “A descoberta da matemática passa,
primeiramente, por uma etapa de síntese do novo conhecimento, para, em seguida, receber uma
formalização através da redação de uma demonstração”. (PAIS, 1999, p. 27).