Nome do professor: L.
Idade:26 Formação profissional: Letras UFJF
Condição socioeconômica (classe a, b, c): c
Tempo de docência:1 mês Com qual (quais) turma (s) trabalha? 5ª e 7ª séries do ensino
fundamental
Vale lembrar que seus nomes e dados pessoais serão mantidos em absoluto sigilo,
sendo utilizados somente como variantes para verificar os resultados da pesquisa.
Os trechos abaixo foram retirados de produções de alunos de várias séries,
incluindo ensino fundamental, médio e universitário. Foi pedido aos alunos que fizessem
um texto sobre a questão da inclusão dos deficientes físicos no ambiente escolar,
propondo, se possível, sugestões para o problema levantado.
Gostaria de pedir aos colegas que indicassem qual (ou quais) correção (ões) fariam
nos referidos trechos, sejam elas sintáticas, morfológicas ou ortográficas. Não é necessário
justificar, apenas indicar qual seria a opção julguem adequada.
“Um dia eu estava indo ao supermercado quando vi uma moça que era deficiente
visual; ela estava parada esperando alguém para atravessa-lá, então eu me aproximei dela e
perguntei:
_ Você precisa de ajuda para atravessar a rua, ela falou:
_ Sim minha filha, se você puder fazer esse favor eu le agradeceria”. (L., f., 6ª série
do ensino fundamental, pb.)
Corrigiria a pontuação (Você precisa de ajuda para atravessar a rua? - Ela
falou.), a acentuação do verbo ajudá-la e a grafia do pronome lhe, apenas para que o
aluno se lembre da norma padrão, sem que isso interferisse na nota, porque o texto está
bem escrito, coeso e coerente.
“O legislativo devia criar leis para que essas empresas fizessem ajustes no seu espaço
físico, no entanto essa questão tem andado muito pouco e desmotivando aqueles que
necessitam dessas mudanças para viver em sociedade”. (R., f., 2º ano do ensino médio, pb.)
Corrigiria o modo verbal desmotivando para desmotivado (do gerúndio para o
particípio), para manter a coerência textual, e solicitaria que o aluno substituísse o verbo
andado por outro de sentido semelhante na frase, como evoluído, por exemplo, para evitar
expressões mais próximas da linguagem coloquial. Mais uma vez, tais correções seriam
feitas no intuito de mostrar ao aluno a norma, mas na minha opinião isso não deve
interferir na nota, já que as idéias estão bem encadeadas e o texto apresenta coesão.
“Essas adaptações espaciais, obviamente é um processo demorado, no entanto deviam ser
iniciados em estabelecimentos públicos, porque são nesses lugares que existe uma
demanda muito grande de pessoas, sejam portadoras de necessidades especiais ou não”.
(N., f., 2º período, UFJF)
Mudaria a primeira linha para "Essas adaptações espaciais representam um processo
demorado que devia ser iniciado em estabelecimentos públicos (...)", para dar mais
coerência ao texto.
“Mas ainda muito poderia ser feito; as salas de aula das escolas poderiam ter um seu
espaço rearranjado, os professores deviam ser orientados para tratar adequadamente os
alunos deficientes e as crianças que apresentassem hostilidade contra esses alunos deviam
ser acostumadas a conviver bem com eles”. (L., f., b, 2º período, UFJF)