UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA
DEPARTAMENTO DE LETRAS E ARTES
MESTRADO EM LITERATURA E INTERCULTURALIDADE
O SUMIÇO DA SANTA: UMA REPRESENTAÇÃO DO HÍBRIDO
LITERÁRIO-CULTURAL-RELIGIOSO
Autora: Patrícia Gomes Germano
Orientadora: Profª Drª Rosilda Alves Bezerra
Banca Examinadora: Profª Drª Rosilda Alves Bezerra / UEPB
Prof. Dr. Derivaldo dos Santos / UFRN (Participante Externo)
Profª. Drª. Francisca Zuleide Duarte de Souza / UEPB
Data da Defesa: 29/02/2008
Resumo: O sumiço da santa: uma representação do híbrido literário-cultural-religioso é uma análise que
procura observar como o texto homônimo de Jorge Amado representa a tomada de consciência da literatura
como território de imprevisibilidades e hibridações, mediante as abordagens que o autor confere num dos
últimos construtos de sua vasta produção. Entende-se que a obra supracitada reporta-se a processos de
contatos culturais que, em última instância, são exemplos de transculturalidade, de crioulização, enfim das
múltiplas formas de se reunir legados culturais, antes concebidos como demarcados pela fronteira da
diferença. O caminho percorrido centra-se na observação do texto de Jorge Amado, primeiramente, como
narrativa transcultural (Rama, 1982) onde os contatos entre campos culturais são observados nos paratextos,
nos gêneros, na linguagem, nas cosmogonias religiosos, para demonstrar que a forma literária sofre as
influências dos códigos culturais principalmente em expressões oriundas de “zonas de contato”(PRATT,
1999) como a literatura brasileira. Como olhar posterior, uma retomada das imprevisibilidades representadas
no conteúdo da obra na tentativa de demonstrar que, apesar de recorrer ao tema da religião, o autor amplia
a visão de resistência, assumida em textos anteriores, e passa a desenvolver uma atitude de relación
(GLISSANT, 2002), principalmente porque estabelece o convívio rizomático entre religiões como saída para a
realidade híbrida das identidades religiosas atuais. Assim, a aproximação que se realiza da obra consiste em
observá-la como expressão da diversidade desestabilizadora da própria forma literária, do conteúdo, da
linguagem utilizada e das identidades cultural-religiosas representadas.
PALAVRAS-CHAVE: Hibridação. Religiosidade. Identidade-cultural. Jorge Amado.