SUMÁRIO
INTRODUÇÃO................................................................................................................ 11
1 CALL CENTER.................................................................................................. 17
1.1 Considerações iniciais......................................................................................... 17
1.2 Evolução do call center....................................................................................... 19
1.3 Benefícios do call center..................................................................................... 21
1.4 Aspectos estratégicos.......................................................................................... 22
1.5 Etapas que precedem a implantação.................................................................... 24
1.6 Terceirização ou call center interno.................................................................... 26
1.7 Infra-estrutura do call center............................................................................... 29
1.8 Tecnologias utilizadas......................................................................................... 30
1.9 Marketing de relacionamento no call center....................................................... 31
2 INDICADORES DE DESEMPENHO FINANCEIRO DE BANCOS..........
34
2.1 Retorno sobre o Investimento (ROI)................................................................... 35
2.2 Economic Value Added (EVA)……………………………………………….. 36
2.3 Market Value Added (MVA)……………………………….…...…………….. 39
2.4 Balanced Scorecard (BSC)………………………………..……...................... 40
3 CALL CENTER E DESEMPENHO FINANCEIRO.................................... 43
3.1 Chamadas recebidas e desempenho financeiro................................................... 43
3.2 Indicadores operacionais de call center.............................................................. 52
3.3 Relato de alguns casos......................................................................................... 55
4 METODOLOGIA .............................................................................................
64
4.1 Classificação da pesquisa.................................................................................... 65
4.2 Etapas metodológicas.......................................................................................... 67
4.2.1 Levantamento bibliográfico.................................................................................
68
4.2.2 Coleta de dados....................................................................................................
69
4.2.2.1 Medição do desempenho financeiro do Banco X................................................ 70
4.2.2.2 Medição do desempenho do call center do Banco X.......................................... 71
4.2.2.3 Instrumento de coleta.......................................................................................... 74
4.2.2.4 Amostra............................................................................................................... 75
4.2.3 Análise dos dados................................................................................................ 75
4.2.3.1 Medidas estatísticas............................................................................................. 76
5 ESTUDO DE CASO.......................................................................................... 77
5.1 O call center da instituição financeira estudada ................................................. 77
5.1.1 Estrutura organizacional do call center do Banco X .......................................... 79
5.1.2 Ferramenta Clarify Clear Beginnings................................................................. 81
5.1.3 Objetos Clarify.................................................................................................... 81
5.1.4 ClearSupport....................................................................................................... 81
5.2 Avaliação do desempenho financeiro do Banco X............................................. 82
5.2.1 O Planejamento de Ação .................................................................................... 86
5.2.1.1 Avaliação de desempenho das unidades............................................................. 91
5.3 Resultados da pesquisa........................................................................................ 92
5.3.1 Desempenho das variáveis financeiras da instituição financeira estudada........ 92
5.3.2 Desempenho das variáveis do call center do Banco X...................................... 95
5.3.3 Relação entre as variáveis do call center e as variáveis financeiras de crédito
do Banco X........................................................................................................
98