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organização universal e necessária dos seres segundo uma ordem regida por
leis naturais. Neste sentido, a Natureza se caracteriza pelo ordenamento dos
seres, pela regularidade dos fenômenos ou dos fatos, pela freqüência,
constância e repetição de encadeamentos fixos entre as coisas, isto é, de
relações de causalidade entre elas. Em outros termos, a Natureza é a ordem e
a conexão universal e necessária entre as coisas, expressas em leis naturais.
É neste sentido de natureza que se tem em conta quando se consideram
determinadas características naturais como as origens e causas de certos fatos e
comportamentos individuais ou coletivos. É o que acontece com a interpretação da violência
enquanto característica ou fenômeno próprio da natureza humana.
A palavra Cultura, por sua vez, possui, de acordo com Chauí (1996, p. 291-2),
dois significados iniciais. O primeiro vem
[...] do verbo latino colere, que significa cultivar, criar, tomar conta, cuidar,
Cultura significava o cuidado do homem com a Natureza. Donde:
agricultura. Significava, também, cuidado dos homens com os deuses.
Donde: culto. Significava ainda, o cuidado com a alma e o corpo das
crianças, com sua educação e formação. Donde: puericultura (em latim, puer
significa menino; puera, menina). A Cultura era o cultivo ou a educação do
espírito das crianças para tornarem-se membros excelentes ou virtuosos da
sociedade pelo aperfeiçoamento e refinamento e refinamento das qualidades
naturais (caráter, índole, temperamento).
Neste sentido,
[...] a Cultura é o aprimoramento da natureza humana pela educação em
sentido amplo, isto é, como formação das crianças não só pela alfabetização,
mas também pela iniciação à vida da coletividade por meio do aprendizado
da música, dança, ginástica, gramática, poesia, retórica, história, Filosofia,
etc. [...] neste primeiro sentido Cultura e Natureza não se opõem. Os
humanos são considerados seres naturais, embora diferentes dos animais e
das plantas. Sua natureza, porém, não pode ser deixada por conta própria,
porque tenderá a ser agressiva, destrutiva, ignorante, precisando por isso ser
educada, formada, cultivada de acordo com os ideais de sua sociedade. A
Cultura é uma segunda natureza, que a educação e os costumes acrescentam
à primeira natureza, isto é, uma natureza adquirida, que melhora, aperfeiçoa
e desenvolve a natureza inata de cada um (CHAUI, 1996, p. 292-3).
Então, a partir do século XVIII cultura passa a significar “[...] os resultados
daquela formação ou educação dos seres humanos, resultados expressos em obras, feitos,
ações e instituições: as artes, as ciências, a Filosofia, os ofícios, a religião e o Estado”
(CHAUÍ, 1996, p. 292). Assim, começa a haver a separação entre natureza e cultura.