4 OBJETO DE ANÁLISE: UMA CONSTRUTORA DE
HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL................................................
88
4.1 INTRODUÇÃO
...........................................................................................
88
4.2 O CONTEXTO SÓCIO-ECONÔMICO DA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO
CIVIL HABITACIONAL DE INTERESSE SOCIAL NO BRASIL
...........................
89
4.2.1 Visão geral do macrossetor da construção civil no Brasil
.............................
89
4.2.2 Importância econômica e social
..................................................................
92
4.2.3 Alternativas de expansão da indústria da habitação de interesse social no
Brasil
...............................................................................................................
96
4.3 O PERFIL ESTRATÉGICO DAS CONSTRUTORAS DE HABITAÇÃO DE
INTERESSE SOCIAL
........................................................................................
99
4.4 A EMPRESA ESCOLHIDA PARA O ESTUDO DE CASO
................................
102
4.4.1 Características da empresa objeto de estudo
...............................................
102
4.4.2 Ambiente competitivo e cenário
.................................................................
106
4.4.3 O processo estratégico da empresa
.............................................................
108
4.5 CONSIDERAÇÕES FINAIS DO CAPÍTULO
.................................................
110
5 ESTUDO DE CASO EM UMA CONSTRUTORA DE
HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL ...............................................
111
5.1 INTRODUÇÃO
...........................................................................................
111
5.2 PRIMEIRA ETAPA: DEFINIÇÃO E PLANEJAMENTO
...................................
112
5.2.1 Definição e seleção do caso
.........................................................................
113
5.2.2 Seleção de dados
.......................................................................................
114
5.3 SEGUNDA ETAPA: PREPARAÇÃO, COLETA E ANÁLISE
............................
115
5.3.1 Reunião geral com colaboradores
..............................................................
116
5.3.2 Análise do ambiente interno e externo
........................................................
117
5.3.2.1 Reuniões com gerentes
.............................................................................
117
5.3.2.2 Reuniões com equipes
..............................................................................
124
5.3.2.2.1 Resultado da análise externa
..................................................................
125
5.3.2.2.2 Resultado da análise interna
...................................................................
126
5.3.2.3 Relatório final da análise do ambiente externo e interno
.................................
128
5.3.3 Reuniões de preparação
............................................................................
132
5.3.4 Reunião geral de planejamento estratégico
.................................................
133
5.3.4.1 Apresentação da situação atual da empresa
..................................................
133
5.3.4.2 A concepção do mapa estratégico: objetivos estratégicos, estratégias e
indicadores via metodologia Balanced Scorecard
....................................................
137
5.3.4.3 Resultados desta fase
................................................................................
142
5.3.5 Análise de desempenho via Balanced Scorecard (BSC)
.................................
143
5.3.5.1 Início da medição de indicadores
................................................................
144
5.3.5.2 Análise comparativa de indicadores
............................................................
145
5.3.5.3 Primeira análise de desempenho via Balanced Scorecard (BSC)
.....................
149
5.4 ETAPA FINAL: CONCLUSÃO, AVALIAÇÃO E INOVAÇÕES
........................
151
5.4.1 Contribuições para a academia
..................................................................
153
5.4.1.1 Contribuição ao método Balanced Scorecard aplicado a construtoras de
habitação de interesse social
................................................................................
154
12