de dados pelo software Bilog-mg, o item 38 ´e exclu´ıdo da an´alise pelo programa. J´a no
modelo aqui proposto, o item ´e inclu´ıdo na an´alise e, mesmo com um comportamento
at´ıpico, estimativas razo´aveis para os parˆametros deste item s˜ao obtidas de forma a ten-
tar explicar este comportamento, ou seja, o item apresenta altas estimativas para os
parˆametros de discrimina¸c˜ao, dificuldade e acerto casual. Este item est´a relacionado ao
conceito de v´ertice de uma figura geom´etrica tridimensional.
A detec¸c˜ao dos itens com DIF na dificuldade foi bem mais decisiva que a detec¸c˜ao dos
itens com DIF na discrimina¸c˜ao, uma vez que as es timativas dos parˆametros π
b
foram ou
muito altas ou muito baixas. Dessa maneira, sete itens foram classificados como tendo
DIF na dificuldade: 5, 13, 16, 20, 37, 46 e 53. Destes, apenas o item 5 n˜ao foi classificado
como tendo DIF na an´alise do cap´ıtulo 4, por´em, esta an´alise do cap´ıtulo 4 classificou
oito itens como tendo funcionamento diferencial que n˜ao foram assim classificados pelo
modelo com detec¸c˜ao de DIF.
A covari´avel relacionada ao conte´udo troco n˜ao foi significativa na explica¸c˜ao do DIF
na dificuldade, o que ´e bastante razo´avel, uma vez que to dos os itens em que o DIF foi
detectado est˜ao relacionados ao conte´udo troco, fazendo assim com que o γ
b
02
j´a seja a
m´edia dos parˆametros de DIF destes itens. A estimativa pontual do coeficiente desta
covari´avel foi -0.14 com um intervalo de credibilidade (-4.487 , 4.144). Conclui-se ent˜ao,
que esse conte´udo ´e realmente um grande fator causador de DIF entre alunos da capital
e do interior. A covari´avel relacionada ao conte´udo gr´afico de barras, assim como na
an´alise do cap´ıtulo 4, n˜ao foi significativa, o que est´a em total concordˆancia com os
resultados obtidos neste cap´ıtulo, uma vez que nenhum item relacionado a este conte´udo
foi classificado como tendo funcionamento diferencial na dificuldade.
No caso do DIF na discrimina¸c˜ao, os resultados quanto `a classifica¸c˜ao dos itens teve
bem mais incerteza, pois a estimativa de muitos parˆametros π
a
i
foi pr´oxima de 0.5. O
DIF na discrimina¸c˜ao foi detectado em dezenove itens: 8, 11, 14, 16, 20, 23, 27, 29, 30,
32, 39, 42, 44, 46, 49, 52, 54, 55 e 56. Destes itens, apenas quatro itens: 14, 16, 20 e 39,
foram classificados como tendo DIF na discrimina¸c˜ao na an´alise do cap´ıtulo 4. Outros
seis itens que foram classificados como tendo funcionamento diferencial na discrimina¸c˜ao
no cap´ıtulo 4 n˜ao tiveram DIF detectado na an´alise do cap´ıtulo presente. Ou seja, o
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