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adoção de ações interdisciplinares” tendem a ser valorizados; porém, o recurso “realiza cursos
e treinamentos em diferentes áreas, visando ao desenvolvimento de conhecimentos” mostra
uma dinamicidade inversa, na adoção das diretrizes da Reforma proposta pelo MEC, passando
a dar um menor valor quanto a esse recurso.
Como resultado observado no decorrer da análise, constata-se que na comparação das
três áreas de ensino, pesquisa e extensão, as IES estão concentrando esforços para o
desenvolvimento de recursos no atendimento da Reforma, principalmente na área de ensino,
seguindo-se a extensão e a pesquisa.
Vários fatores podem estar influenciando a conduta, entre eles os ciclos de vida das
IES; o tipo de organização acadêmica; e, por conseqüência, as exigências do MEC; a
ambiência competitiva por que passa o ensino superior, assim como a definição do período de
tramitação da Reforma no Congresso Nacional.
Dessa forma, os resultados obtidos nessa ambiência competitiva entre as IES privadas
do Pará demonstram que o estado assume a mesma tendência nacional das IES privadas, qual
Tabela 21: Pesos Comparativos dos Recursos por Tipo de Organização Acadêmica na Área de
Extensão
Tipo de Organização Acadêmica
Universidade Faculdade
Integrada
Faculdade Instituto
Superior
Categoria
dos
Atributos
Indicador
A P A P A P A P
V1 15,6 25,6 5,4 26,6 4,2 27,9 7,0 31,6
V2 -1,7 13,8 -2,6 9,2 -2,7 8,8 -5,2 12,4
V3 -51,9 61,0 -29,2 45,4 -28,8 43,3 -36,9 56,7
Reputação
(R)
V4 23,2 27,7 -22,5 10,6 -21,5 11,7 -28,0 14,0
V5 15,6 25,6 5,4 26,6 4,2 27,9 7,0 31,6
V6 -1,7 13,8 -2,6 9,2 -2,7 8,8 -5,2 12,4
V7 -51,9 61,0 -29,2 45,4 -28,8 43,3 -36,9 56,7
Arquitetura
Organizacional
(AO)
V8 23,2 27,7 -22,5 10,6 -21,5 11,7 -28,0 14,0
V9 14,5 -10,9 39,6 -16,5 -5,2 1,0 1,7 -3,7
V10 13,7 -12,9 20,0 -23,2 -1,2 3,3 4,3 -3,7
V11 -15,6 34,9 -16,0 55,8 -0,1 -2,2 -4,9 13,8
Capacidade
Inovadora
(CI)
V12 -13,3 -5,2 -44,3 -10,6 5,5 1,1 -3,5 -1,0
V13 2,09 -4,12 -13,5 -2,95 1,30 -0,21 0,45 -7,56
V14 11,84 4,60 4,84 37,59 -0,29 1,16 3,37 19,41
V15 -3,50 -4,88 -9,35 -9,63 -0,92 0,85 -5,64 -5,55
Competências
Essenciais
(CE)
V16 -12,3 7,78 21,14 -23,5 -0,64 1,08 -2,67 -0,33
V17 13,1 -11,8 13,1 -28,0 27,6 -4,4 4,4 -12,1
V18 -8,3 19,0 -22,9 45,0 2,8 5,9 -10,0 16,6
V19 5,9 -8,8 -22,5 16,0 -1,8 3,0 -7,9 5,8
Vantagem
Baseada no
Conhecimento
(VBC)
V20 10,8 12,7 20,9 23,8 -2,6 4,8 -1,1 3,6
Fonte: Dados da pesquisa. * A = Atual; P = Proposta.