170
KATO, M.; MOREIRA, N. R.; TARALLO, F. Estudos em alfabetização:
retrospectivas nas áreas da Psico e da Sociolingüística. Juiz de Fora: EDUFJF
Pontes, 1997.
LANDSMANN, L. T. Aprendizagem da linguagem escrita: processos evolutivos e
implicações didáticas. São Paulo: Ática, 1995.
LEMLE, M. Guia teórico do alfabetizador. São Paulo: Ática, 2005.
LIBÂNEO, J. C. PIMENTA, S. G. Formação de profissionais da educação: Visão
crítica e perspectiva de mudança. Educação & Sociedade, ano XX, nº 68,
Dezembro/99, p. 239-277.
LIMA, E. S. Transcrição da palestra sobre: Apropriação da leitura e da escrita.
Seminário Alfabetização e Letramento em Debate, abr./2006, Brasília -
http://portal.mec.gov.br
LÜDKE, M.; ANDRÉ, M.E.D.A.; Pesquisa em educação: abordagens qualitativas.
São Paulo: Epu, 1986 (p. 25-33).
MACEDO, L. de; PETTY, A. L. S.; PASSOS, N. C. Aprender com jogos e
situações-problema. Porto Alegre: Artmed, 2000.
MACHADO, L. B. Representações sociais de construtivismo entre professores
alfabetizadores. Ciências Sociais em Perspectiva. (6) 10 : p. 111 – 122, 1º sem.
2007.
MALUF, M. R. O psicólogo escolar e a alfabetização. In: MARTINEZ, A. M. org.
Psicologia escolar e compromisso social: novos discursos, novas práticas.
Campinas: Alínea, 2005.
MARCONI, M. A. ; LAKATOS, E. M. Técnicas de pesquisa: planejamento e
execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisa, elaboração, análise e
interpretação de dados. 5 ed. São Paulo: Atlas, 2002.
MORTATTI, M. R. L. Transcrição da conferência de abertura: A História dos
Métodos de Alfabetização. Seminário Alfabetização e Letramento em Debate,
abr./2006, Brasília - http://portal.mec.gov.br
NUNES, S. R. Comparando habilidades de leitura e escrita em crianças
alfabetizadas por diferentes metodologias. Pernambuco, 1995. 129 p.
Dissertação de Mestrado em Psicologia – Universidade Federal de Pernambuco.
PINHEIRO, L. R. Concepções de professores do ensino fundamental sobre
leitura. Curitiba, 2007. 161 p. Dissertação de Mestrado em Educação –
Universidade Federal do Paraná.
REGO, L. L. B. Diferenças individuais na aprendizagem inicial da leitura: papel
desempenhado por fatores metalingüísticos. Psicologia: Teoria e Prática, Jan-Abr
1995, Vol. 11 n° 1, p. 051-060.