Conferência de Estocolmo ocorrida em 1972
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, que no entendimento de Carlos
Gomes de Carvalho, foi um “divisor de águas na área do direito público
internacional, projetando seus reflexos no campo jurídico interno de cada país”
(2003, p. 105). A devida importância ao tema fez com que no Brasil sediasse a ECO
– 92.
Qual seria a causa de tantos pensamentos e modelos em educação se
continuamos vivendo em uma crise ecológica? O fato de existir inúmeros modelos
refletem a crise ecológica caracterizada por uma inversão de valores, sem uma
escala propriamente dita.
Soma-se a isso, o paradigma da tradição que envolvem várias teorias, modelos
e reflexões filosóficas, como o antropocentrismo de René Descartes (1596-1650)
que separou o sujeito do objeto e a natureza e a cultura, bem como as idéias
Kantianas que criaram as especialidades
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. O pensamento cartesiano tinha a
intenção de dominar as ciências, já que Descartes visou a universalização do
Discurso do método, sintetizando a idéia de evidência representada pelos seguintes
preceitos, a bem de conduzir a razão:
O primeiro era de nunca aceitar coisa alguma como verdadeira sem que
conhecesse evidentemente como tal [...] O segundo, dividir cada uma das
dificuldades que examinasse em tantas parcelas quantas fosse possível e
necessário para melhor resolvê-las. O terceiro, conduzir por ordem meus
pensamentos, começando pelos objetos mais simples e mais fáceis de
conhecer. [...] E, o último, fazer em tudo enumerações tão completas, e
revisões tão gerais, que eu tivesse certeza de nada omitir (DESCARTES,
1996, 23).
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A primeira foi a Conferência da Biosfera, em Paris, em 1968, que concentrava os aspectos políticos da conservação da
biosfera. A segunda foi a Conferência de Estocolmo, promovido pela Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente
Humano, em junho de 1972. Foi a primeira vez que os problemas políticos, sociais e econômicos do meio ambiente global
foram discutidos num fórum intergovernamental com uma perspectiva realmente de empreender ações corretivas. Tal
conferência marcou uma transição do Novo Ambientalismo emocional e ocasionalmente ingênuo dos anos 60 para a
perspectiva mais racional, política e global dos anos 70. Enquanto Paris se voltou para os aspectos científicos dos problemas
ambientais, Estocolmo se preocupou com questões políticas, sociais e econômicas. Para conhecer a história do Movimento
Ambientalista, ver MCCORMICK, John. Rumo ao Paraíso. A história do Movimento Ambientalista. Rio de Janeiro: Relume-
Dumerá, 1992.
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A primeira forte oposição ao paradigma cartesiano mecanicista veio do movimento romântico na arte, na literatura e na
filosofia. Retorno a visão orgânica da natureza (kant). O Mecanicismo do Século XIX, marcou o pensamento da metade do
século XIX, sob os seguintes aspectos: o pensamento evolucionista, formulação da teoria das células, o começo da moderna
embriologia, a ascensão da microbiologia e a descoberta das leis da hereditariedade.