1818, sem que depois disso nem o de 19 de Maio de 1821, nem o de 12 de
Dezembro de 1831, o aproximassem, como de justiça, fora, aos fins de sua
creação, com aquellas modificações, que naturalmente derirão do
incalculavel progresso, que no longo espaço de hum seculo tem feito as
luzes, da indispensavel gradação na ordem dos conhecimentos e
finalmente das necessidades sempre crescentes de huma vasta Capital.
Com o fim de o fazer baixou o decreto de 2 de Dezembro do anno passado,
que converteo aquelle Seminário, destinado anteriormente a huma educação
mecanica, em Estabelecimento de instrucção secundaria, com a
denominação de – Collegio de Pedro II – O Governo tem todos os
motivos para esperar que a experiencia convença em pouco da
madureza, com que foi tomada esta resolução e que bem se patentea na
extensa exposição que serve de preambulo ao mencionado Decreto.
O Collegio esta já pronto para receber mais de cem alumnos internos,
onze dos quaes serão ensinados, e educados gratuitamente; e desta
mesma forma será franqueado o ensino a dezoito alumnos externos e a
quantos, residindo fora do dito Collegio, se quiserem aproveitar do
mesmo ensino, mediante modica pensão. As Lingoas Latina, Grega,
Franceza, e Ingleza; a Rethorica, e Poetica; os principios elementares da
Geographia; a Historia, a Philosophia, a Zoologia, Mineralogia, e Botanica;
a Physica, Arithmetica, Algebra, Geometria e Astronomia, são os objetos
oferecidos aos estudos da mocidade, para cujo ensino tem o Governo
nomeado alguns Lentes dentre pessoas mais habilitadas para o
Magistério;podendo alguns Professores Publicos desta Corte ser chamados
para ali terem exercicio. A Religião, principio da sabedoria, base moral, e da
paz dos povos, não podia ser esquecida; e o Capelão do Collegio incumbe o
referido Decreto a Apostolica tarefa de ensinal-a. Hum Prelado de
conhecidas virtudes foi colocado a testa deste Estabelecimento, para
governal-o como Reitor, debaixo das vistas, e das ordens immediatas do
Governo.
He-me lisongeiro ter de ponderar aqui que o numero dos alumnos
matriculados abona de huma maneira incontestavel a aceitação, que
tem merecido ao Publico a reforma, de que trato. [...] O Governo
emprega desvelada sollicitude de augmentar, e applicar da maneira mais
proveitosa, e segura, o patrimonio deste Estabelecimento, e empenha todos
os meios, de que pode dispor na conclusão de suas obras. No dia 25 de
Março, de gloriosa recordação para os Brazileiros, teve logar a solemne
abertura do Collegio, com assistencia de Sua Magestade o Imperador, do
Regente em Sue Augusto Nome, do Governo, da Corte, e de grande numero
de pessoas de distincção. (BRASIL, 1838, pág. 14-16, sic, grifo nosso)
Reafirmando a finalidade original de zelar pelas crianças carentes da cidade, e o
quantitativo de amparados pelo antigo Seminário de São Joaquim, o então novo Colégio de
Pedro II institui, desde seu nascimento, um sistema pelo qual dará educação gratuitamente a
vinte e nove alunos pobres, destes, onze pelo sistema de internato e dezoito pelo sistema de
externato. O que, em um universo de cem alunos admitidos desde a sua primeira turma, perfaz
vinte e nove porcento de seu contingente.
Pelo Relatório do Ministério do Império de 1839 observamos que a criação do
Colégio de Pedro II, como o modelo de instrução secundária, despertou no Ministro grande