2.1.1. A EVOLUÇÃO DO TRANSPORTE FERROVIÁRIO DE CARGA
No mundo, países de dimensões continentais como o Brasil investiram pesadamente nas
ferrovias, pois elas constituem um modo de transporte altamente competitivo para cargas com
grandes volumes, principalmente de produtos de baixo valor agregado e longas distâncias.
Na Rússia, por exemplo, a ferrovia representa 81% da sua matriz de transporte. No
Canadá, esse índice é de 46%. Na Austrália e nos Estados Unidos, 43% do transporte são
feitos através de ferrovias. No Brasil o índice ainda está na faixa dos 24% (ANTF, 2004).
Após o processo de privatização do setor ferroviário, o transporte de carga passou a ter
uma maior representatividade na matriz de transporte brasileira, confirmando a sua
importância para o país.
Na TAB. 2.1, a seguir, demonstra-se que o Brasil, apesar de vários anos de estagnação,
apresenta crescimento no transporte de carga pelo modo ferroviário.
TAB. 2.1: Evolução da produção de transporte
Concessionárias 1996 1997 1998 1999 2000 2001 2002 2003 2004
Ferrovia Novoeste (*) 1,434 1,487 1,577 1,626 1,589 1,462 1,708 1,232 1,191
Ferrovia Centro-Atlântica S.A.(*) 5,916 5,275 7,019 7,429 7,629 8,143 8,608 7,477 9,523
MRS Logística S.A. (*) 18,467 20,551 21,220 22,212 26,837 27,370 29,431 34,515 39,355
Ferrovia Tereza Cristina S.A. (*) 91 149 166 166 283 214 191 152 169
ALL - América Latina Logística do Brasil S.A. (*) 6,940 6,847 8,345 9,605 10,285 11,998 12,830 13,850 14,175
Companhia Ferroviária do Nordeste 650 515 640 919 711 700 757 790 848
Ferrovias Bandeirantes S.A. 5,265 5,032 4,993 5,014 5,985 8,277 8,308 9,221 9,473
Ferrovia Paraná S.A. - 74 166 231 305 381 374 406 323
Subtotal 38,763 39,930 44,126 47,202 53,624 58,545 62,207 67,643 75,057
FERRONORTE S.A. - Ferrovias Norte Brasil - - - 138 555 1,251 1,906 2,103 2,259
Estrada de Ferro Vitória a Minas (CVRD) 51,367 56,623 55,442 52,669 56,672 54,413 56,990 60,487 64,773
Estrada de Ferro Carajás (CVRD) 38,307 41,799 43,129 40,023 44,094 48,023 49,075 52,411 63,622
Subtotal 89,674 98,422 98,571 92,830 101,321 103,687 107,971 115,001 130,654
TOTAL 128,437 138,352 142,697 140,032 154,945 162,232 170,178 182,644 205,711
(Milhões de TKU)
Obs.: (*) – Antes do ínicio de cada concessão a malha ferroviária era operada pela Rede Ferroviária Federal S.A.
Fonte: ANTT (2005)