9
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
.............................................................................................................
10
1º CAPÍTULO
LITERATURA E ESCOLA: UMA PRÁTICA
ENTRE TEORIAS
.............................
15
1.1. As vozes da leitura literária e a história da literatura na prática escolar
.....................................16
1.2. A estranha voz crista
lizada
..........................................................................................................29
1.3. A recepção e o efeito da leitura e da história da literatura
..........................................................37
2º CAPÍTULO
A
LEITURA DE MANUEL BANDEIRA ENTRE A FRAGMENTAÇÃO E A
LIBERTAÇÃO DO LIRISM
O
......................................................................................
48
2.1. Lendo Manuel Bandeira. Libertando o lirismo.
..........................................................................49
2.2. Marginalizando do texto o que está retratado no texto como marginal.
.....................................59
2.3. O sorriso e a exclusão da sociedade na história da literatura
......................................................65
3º CAPÍTULO
POSSIBILIDADES E LIM
ITES
...................................................................................
71
3.1. No espaço instituído
....................................................................................................................72
3.
2. Outro espaço. Outras leituras
......................................................................................................84
3.2.1. Identificação e ruptura com o Horizonte de Expectativas
...................................................86
3.2.2. O retorno da histor
icidade e as barreiras da metalinguagem
.............................................100
CONSIDERAÇÕES FINAIS
......................................................................................
110
REFERÊNCIAS BIBLIOGR
ÁFICAS
........................................................................
115
ANEXOS
.....................................................................................................................
120
Anexo 1: Plano de Aplicação Didática
-
3º ano do Ensino Médio
..............................................121
Anexo 2: Mat
erial didático extraído do livro
Português (Faraco & Moura)
-
Série Novo Ensino
Médio.
..........................................................................................................................................122
Anexo 3: Plano de Aplicação Didática
-
1º ano do Ensino Médio
..............................................125
Anexo 4: Antologia aplicada ao 1º ano do Ensino Médio
...........................................................126
Anexo 5: Questão proposta em prova de 1º ano sobre Poética
...................................................130
Anexo 6: Registros avaliativos de alunos do 1º ano sobre
Poética,
destacando sua desaprovação
porque o poema apresenta linguagem difícil
...............................................................................131
Anexo 7: Registros avaliativo
s de alunos do 1º ano sobre
Poética,
destacando sua desaprovação
porque discordam da opinião do poeta/eu
-
lírico
..........................................................................132
Anexo 8: Registros avaliativos de alunos do 1º ano sobre
Poética,
destacando
sua desaprovação
porque preferem formas tradicionais de versificação
..................................................................134
Anexo 9: Registros avaliativos de alunos do 1º ano sobre
Poética,
destacando sua aprovação do
poema
...........................................................................................................................................135
Anexo 10: Registros avaliativos de alunos do 1º ano sobre
Poética,
destacando respostas
originais sobre o poema
...............................................................................................................137
Anexo 11: Registros avalia
tivos de alunos do 1º ano sobre
Poética,
destacando a má interpretação
das idéias
......................................................................................................................................139