E1/IES-A:Tem a sala nossa de pesquisa que fica lá em baixo no outro bloco que é mais
complicado pra você achar então. A coisa é assim: nós temos a sala com equipamentos muito
bons e tal, mas são salas coletivas não são salas individuais, por exemplo, na minha sala eu
não tenho um computador de última geração, nem impressora etc e tal que são coisas mais
específicas, mas assim a gente pode imprimir aqui e na verdade tenho meu próprio note book,
então pra mim não faz muita falta porque eu uso, pra minhas aulas e eu monto power point,
slides esse tipo de coisa então sempre trago meu note book, eu tenho a rede, você tem sua
senha, seu login, então eu acesso ali. E aí tenho na minha sala inclusive um ponto de rede. Eu
acabo usando meu equipamento...
MP - Você tinha comentado comigo que você ia congressos, a instituição estimula os
professores a participar de eventos externos. Tem verba destinada pra isso? E os alunos
da graduação. Eles participam de CONIC fora .....
E1/IES-A: Nossos alunos eles, não participam muito, acho que é uma coisa geral. Nós temos
alguns alunos interessados, teve um congresso agora no mês de setembro E nós mandamos
dois trabalhos, então, ela foi, apresentou o trabalho dela, eu apresentei um trabalho, ela outros.
É um trabalho que tem um grupo do CNPq, que é um grupo de pesquisa, então eu tenho aluno
cadastrado pra pesquisa, desenvolve junto com alunos.
MP – A escola ajuda o aluno...
E1/IES-A: Esse ano não tinha verba. Esse ano acabou sendo muito complicado pra todo
mundo. A gente sabe que a situação não foi das melhores. Então nesse sentido esse ano a
escola não ajudou muito, mas no ano passado, por exemplo, a escola pagou a inscrição no
congresso internacional, às vezes ela não paga, mas sempre dá uma contribuição, não é aquela
maravilha né? Mas ela dá e paga as horas semanais de pesquisa. Tem outras faculdades que
fala “ah tem pesquisa”, mas paga uma porcariazinha. Aqui não, ela te paga a hora normal,
como qualquer outra hora, o mesmo valor de hora aula, não dá pra reclamar.
MP – Bom, agora falando mais especificamente das monografias de administração. Qual
a sua opinião assim, no geral das monografias que você orienta?
E1/IES-A: Olha só, nós temos um perfil bem diferente de monografia se for comparar com
qualquer outro curso. Esse curso aqui é o único que o aluno tem, cobrindo quatro estágios que
na verdade ela ta fazendo monografia com dois anos. No estágio um, ele tem que fazer estágio
nas empresas e ele começa a fazer os relatórios, passar por várias áreas, discutir, apresentar os
relatórios dessas áreas, tudo dentro de uma formatação de uma iniciação científica de
investigação. No estágio 2, ele tem que definir o tema que ele quer desenvolver. Aí ele já tem
um orientador e, além do professor de sala e ai ele vai buscando cada um nas suas áreas. E ai
ele começa a fazer um levantamento de referências bibliográficas, de objetivo geral, objetivos
específicos e aí eles começam o levantamento bibliográfico e começam então a escrever de
acordo com as normas. No estágio 3, ele tem que resolver a parte metodológica de coleta de
campo e chegar à conclusão. E nas monografias, já fizemos, mas eu estou trabalhando, que
dizer, nós estamos trabalhando mais com artigos mesmos do que com monografias. Muitos
desses artigos são escritos para congresso. Então, os alunos acabam vendo a aplicação disso, a
gente acaba mandando pra revista, pra congresso, nem sempre são aceitos mas tentamos.
Então entramos no estágio 4 que é análise de caso com estudo em termos de negócios, na
verdade. Então ele pode querer ter uma continuação do estágio 3 ou ele vai fazer uma análise
de caso, dependendo da viabilidade econômica, envolve a parte de números tal e a parte da
pesquisa. Então acaba sendo uma coisa que ele sai daqui com uma formação mais ampla.
Saber como vai comparar onde busca como é que busca a fonte, a metodologia e depois ele
tem que ver os números como administrador pra mostrar o que é que tem, que não tem, se é