84
limitados são bens valiosos (LAKOFF e JOHNSON, 2002 [1980], p.
52).
Embora afirmem os autores cognitivistas que há expressões referentes à metáfora
TEMPO É DINHEIRO, que se referem “especificamente a dinheiro (gastar, investir,
orçar, lucrar, custar), outras a recursos limitados (usar, esgotar etc..), e outras a bens
valiosos (ter, dar, perder etc.)”(2002 [1980], p. 52), em nossa análise, entendemos que
o conceito metafórico TEMPO É UM BEM VALIOSO abrange e envolve as outras
duas subcategorizações.
Pelo fato de a metáfora conceptual estrutural TEMPO É UM BEM VALIOSO ter
sido recorrente em 10 panfletos, pensamos ser cansativo fazer a análise de todas as
ocorrências visto que a função argumentativa presente em quase todos os panfletos é
semelhante. Daí, optamos, então, por analisar apenas algumas dessas ocorrências.
No P15, tem-se uma expressão lingüística metafórica (...) Por isso não perca
tempo, (...) atualizando o conceito metafórico TEMPO É UM BEM VALIOSO. O
panfleto veicula uma propaganda que oferece cursos de idiomas, os mais diversos, que,
por sua vez, aumentarão as chances daqueles que os fizerem de conseguir um emprego.
Conseqüentemente, com ele, o virtual leitor poderá adquirir e/ou aumentar sua renda.
Ou seja, a mensagem (expressão) nos diz, implicitamente, que devemos investir nosso
tempo, fazendo algo que nos dê um retorno, nesse caso, financeiro. Por outro lado,
podemos concluir, também, que para competir por um emprego, em um mercado de
trabalho competitivo, não devemos estar parados, estagnados no tempo, perdendo-o.
Parte de como entendemos ou de como lidamos com o dinheiro, através de tal
expressão, é projetada para a maneira de como estamos concebendo o tempo, pois
cotidianamente pensamos e agimos como se parte dele fosse um bem valioso e
esgotável assim como é o dinheiro, pelo menos na nossa cultura.
Note-se que no p16, da instituição de ensino superior UNIPÊ, a expressão
lingüística metafórica Valorize seu tempo, no contexto no qual está inserida, isto é, a
seleção de um concurso, está diretamente associada à idéia, já internalizada por nós, de
que o tempo é um bem ou um recurso muito valioso, sobretudo nos dias atuais em que,
principalmente, os meios de comunicação o tratam como se fosse uma nota de dinheiro
de alto valor. A partir de tal expressão, podemos deduzir outras informações, por
exemplo, a de que as empresas, atualmente, estão exigindo não apenas experiência em
uma determinada área, mas, principalmente, a capacitação, a profissionalização. Isso