27
do poder militar e econômico. Neste sentido, alguns autores entendem que uma
organização internacional, que tem alto valor crítico difundido no mundo, pode muito
bemsobrevivercomperpetuidade,comoexemplocitandoRobertCox(1977),
17
osautores
dizem que a Organização Internacional do Tra balho se encontra nesta situação. Assim
desde esta perspectiva as organizações internacionais surgiram para construir e reforçar
as regras e valores internacionais, sem importar se estas estiveram opostas ao poder
dominantedaépoca.
18
ParaCuppitt etal(1997),asorganizaçõesinternacionaispodemsemanteremcena,
somentenamedidaemqueseus Estadosconstituintestenhamincentivosparafazê‐lo.Por
outro lado, Rittberger e Zangl (2006), afirmam que em situações onde os interesses
comunssãomaioresaosinteressesopostosdosEstadosconforma‐se
outracondiçãopara
viabilizarosurgimentodeinstituiçõesinternacionais.Nãoobstante,quaisquerquesejao
conjunto de interesses envolvido na criação de uma organização internacional, estas
fazem com que a cooperação entre os Estados seja mais provávelporque se reduzem os
custosdetransação,
19
porexemplo,osderivadosdapreparaçãoefinalizaçãodecontratos
e o cumprimento do previsto neles. (Coase, 1960, apud Rittberger e Zangl, 2006).
20
Levando em conta a classificação das organizações internacionais, analisada
anteriormente, para Rittberger e Zangl (2006) as organizações programáticas reduziriam
oscustosdanegociaçãodeacordosdecooperaçãodosEstados,enquantoasorganizações
operacionaisreduziriamoscustosdaimplementaçãodosacordosdecooperação.
Poder‐se‐ia afirmar que as organizações intergovernamentais,
são criadas pelos
Estados para evitar resultados ou situações piores que possivelmente se encontraria
quando não existisse cooperação e também para promover que os Estados pudessem
17
Cox,Robert.(1977).LaborandHegemony.InternationalOrganization,v.31,pp.385–424.
18
ParamaisreferênciassobreesteestudoCuppittetal(1997)propõemaanalisedasseguintesobras:Keohane,
Robert. (1989). International Institutions and State Power: Essays in International Relations Theory. Boulder,
WestviewPress.Kratochwil, Friedrich & Ruggie,John. (1986).InternationalOrganization: AState of the Art
on an Art of the
State. International Organization, v.40, pp. 753–775. Murphy, Craig. (1994). International
Organizationand Industrial Change: Global Governance since 1850. New York, Oxford University Press.Young,
Oran. (1983). Regime Dynamics: The Rise and Fall of International Regimes. In: Krasner, Stephen. [ed].
IntenationalRegimes.Ithaca,CornellUniversityPress.
19
Os custos de transação podem se definir como os custos necessários para criar, ordenar ou operar as
instituiçõesegarantiraobediênciadasregras.Oscustosdetransação,portanto,sãoosqueestãoenvolvidos
na realização de uma transação: obtenção de informação, tempo gasto no processo, custos legais e
outros
associadosàincerteza.Paramaisinformaçãover:North,Douglass.(1990).Institutions, InstitutionalChangeand
EconomicPerformance.Cambridge,CambridgeUniversityPress.
20
Coase,Ronald.(1960).TheProblemofSocialCost.JournalofLawandEconomics,3,1‐44.