MARANGON, C. Entrevista com Fernando Hernández. Pesquisar para aprender. Educador
espanhol explica como trabalhar a aprendizagem utilizando projetos. Revista Nova Escola,
n.º. 154, agosto de 2002. [online]. Disponível em
<http://www.uol.com.br/novaescola/ed/154_ago02/html/repcapa_qdo_hernandez.htm>
MARTÍN-BARBERO, J. M. Dos meios às mediações: comunicação, cultura e hegemonia.
Trad. Ronald Polito e Sergio Alcides. 2. ed. Rio de Janeiro, Editora UFRJ, 2003.
MARTINELLI, J. O Mundo Mudou. Artigo Disponível em:
<http://www.evolui.com.br/artigos.html#> Acesso em 1 fev 2008
MELLO, G. N. Magistério de 1 ° grau: da competência técnica ao compromisso político.
São Paulo, Cortez, 1982 (Autores Associados).
MELLO, G. N. de; MAIA, E. M.; BRITTO, V. M. V. As atuais condições de formação do
professor de 1o grau: algumas reflexões e hipóteses de investigação. Cadernos de Pesquisa.
São Paulo, 1983. n. 45, p. 71-78, maio.
MELLO, G. N. de et al., A formação do professor das quatro primeiras séries do primeiro
grau: sua evolução histórica e articulação com as mudanças ocorridas na escola
elementar.Relatório de pesquisa. São Paulo, l985: Fundação Carlos Chagas, 4 v
MORAN, J. M. Os novos espaços de atuação do professor com as tecnologias. Texto
publicado nos anais do 12º Endipe – Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, in
ROMANOWSKI, Joana Paulin et al (Orgs). Conhecimento local e conhecimento universal:
Diversidade, mídias e tecnologias na educação. vol 2, Curitiba, Champagnat, 2004, páginas
245-253
MORAN, J. M, MASETTO, M.T, BEHRENS, M.A. Novas tecnologias e mediação
pedagógica São Paulo, Campinas, Papirus, 2002 (Coleção Papirus Educação)
MOREIRA, M. A. A teoria dos campos conceituais de Vergnaud, o ensino de ciências e a
pesquisa nesta área. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 7, n. 1, 2002.
MOURA, D. G.; BARBOSA, E. F. Trabalhando com Projetos –Planejamento e Gestão de
Projetos Educacionais. Rio de Janeiro,Petrópolis, Ed. Vozes, 2006.
THOMAS CLEARY, T. A Arte da Guerra, São Paulo, Madras Editora, 2005
OLIVEIRA, C. L. - Significado e contribuições da afetividade, no contexto da
Metodologia de Projetos, na Educação Básica, dissertação de mestrado – Capítulo 2,
CEFET-MG, Belo Horizonte-MG, 2006. Disponível em:
<http://www.tecnologiadeprojetos.com.br/banco_objetos/%7B28A0E37E-294A-4107-906C-
914B445E1A40%7D_pedagogia-metodologia.pdf > Acesso em: 20 set. 2007.
OLIVEIRA, M. R. N. S. Do mito da tecnologia ao paradigma tecnológico: a mediação
tecnológica nas práticas didático-pedagógicas. Revista Brasileira de Educação, Campinas:
Autores Associados; Rio de Janeiro: ANPEd, n. 18, p. 101-107, set./ dez. 2001.