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base no Quadro a seguir, é possível identificar as especificidades de cada tipo de
educação, suas diferenciações e lacunas. A exposição deste Quadro visa explicitar não
apenas a categorização da educação formal, informal e não-formal, mas especialmente,
apresentar a educação não-formal como alternativa contra-hegemônica.
Quadro III:
Categorização – educação formal, informal e não-formal.
EDUCAÇÃO FORMAL EDUCAÇÃO INFORMAL EDUCAÇÃO
NÃO-FORMAL
FINALIDADES Refere-se ao ensino e
aprendizagem de conteúdos
historicamente sistematizados,
normatizados por leis.
Trata-se do processo de
socialização dos indivíduos. É
responsável pela difusão de
valores e crenças pertencentes
aos grupos familiares.
Tem como principal finalidade a
abertura das janelas do
conhecimento sobre o mundo
que circunda os indivíduos e
suas relações sociais.
OBJETIVOS Objetiva formar o indivíduo
como um cidadão ativo,
desenvolvendo habilidades e
competências, bem como a
criatividade, motricidade e
percepção.
Desenvolver hábitos, atitudes,
comportamentos, modos de
pensar e expressar sentimentos.
Tem como princípio capacitar os
indivíduos a se tornarem
cidadãos do mundo, no mundo.
Seus objetivos não são dados a
priori, eles se constroem ao
longo do processo interativo.
LÓCUS Território escolar definido
legalmente, certificado e
organizado segundo as diretrizes
nacionais.
Seus espaços são demarcados
por referências de nacionalidade,
localidade, idade, sexo e etnia.
Acontece, portanto, em casa, na
rua, no bairro, na igreja, dentre
outros.
Os espaços educativos, neste
tipo de educação, localizam-se
em territórios que acompanham
as trajetórias de vida dos grupos
e indivíduos, fora das escolas.
METODOLOGIA É, usualmente, planificada
previamente segundo conteúdos
prescritos na lei.
Baseia-se na vivência e na
reprodução do conhecimento e
de experiências segundo os
modos e as formas como foram
apreendidas e codificadas.
Nasce a partir da
problematização da vida
cotidiana. Os conteúdos
emergem a partir dos temas que
se colocam como necessidades,
desafios, ações a serem
realizadas. Não são dados a
priori.
RESULTADOS
ESPERADOS
Aprendizagem, certificação e
titulação.
Não são esperados. Conscientização e emancipação
dos indivíduos.
Fonte: GOHN, M. Educação não-formal, participação da sociedade civil e estruturas
colegiadas nas escolas, 2006.
Segundo a análise do Quadro acima, a educação não-formal pode
apresentar-se como espaço adequado para a conscientização, emancipação e
transformação da realidade, por constituir-se, por excelência, como espaço de