82
utilização de recursos
multimídia.
Fonte: Elaborado a partir dos dados obtidos nas entrevistas com os professores de Sociologia
No segundo quadro estão definidas as dificuldades e estratégias utilizadas na prática
do grupo de Docentes II:
Quadro 7: Docentes II – A prática pedagógica e suas dificuldades
Fonte: Elaborado a partir dos dados obtidos nas entrevistas com os professores de Sociologia
A partir dessa etapa de trabalho, estaremos fazendo análise dos aspectos descritos
pelos professores, nos dois quadros acima.
CATEGORIA DIFICULDADE PRÁTICA
Alves O tempo, resistência dos
alunos, conquistar o aluno, falta
de espaços culturais, controle
dos pais, a organização do
cotidiano escolar, dificuldade
na leitura e escrita.
Adaptação dos conceitos teóricos à
realidade, teoria = aspectos do cotidiano,
trabalho com temáticas com ajuste dos
conteúdos, fundamento histórico,
utilização de recursos multimídia,
presença no vestibular.
Morais Desvalorização da área
humana, resistência dos alunos,
conquistar o aluno, dificuldade
na leitura e na escrita, não
gostam de seminários, trabalho
em equipe, infra-estrutura da
escola
Relação dos clássicos com os temas
atuais, presença no vestibular,
diversificação de metodologias – filmes
jornais revistas, fundamento histórico.
Reguera Trabalho em equipe, o tempo,
resistência dos alunos,
conquistar o aluno, falta de
dedicação e conformismo do
aluno, falta do trabalho em
equipe, dificuldade na leitura e
na escrita.
Trabalho em equipe – planejamento,
provas, planejamento flexível, assuntos
da atualidade e temas transversais,
pesquisa de campo, trabalhos com textos,
trabalha com projetos, fundamento
histórico, uso de apostila, filmes com
relatórios.
Emílio Resistência dos alunos,
conquistar o aluno, o tempo,
planejamento individual,
dificuldade na leitura e na
escrita, trabalhar com os
conceitos clássicos, realização
de pesquisa de campo, falta do
trabalho em equipe.
Relação dos conceitos teóricos a
exercícios práticos, engajamento no
projeto da escola, interdisciplinaridade,
trabalho com a teoria sociológica e
depois a prática.