90
assim como uma pessoa normal que tá fazendo o curso
.. .prá saber.... a capacidade
e competência prá exercer e também na avaliação,. [...] eu acho que deveria... não, que
poderia, no caso de eu precisar de alguma hora a mais, para realizar a prova
poderiam dar, né? Mas eu acho ...eu tô conseguindo, por enquanto, até agora, fazer
prova no tempo normal. Período a período.
Eu acho que a maneira como eles explicam
os conteúdos, tá tranqüilo. Claro que
alguns dos professores não têm a facilidade de
explicar, lidar com o aluno.... Acho que até esse é um problema pessoal
um. No caso, o professor de Química eles reclamam que ele explica muito rápido
sei o que.... Eu consigo entender a maneira dele explicar, mas é que cada pessoa tem
seu tempo e entende de uma maneira
e ... eu acho que até o professor poderia
explicar meio ....melhor, citar mais exemplos,...”
E3
“Quando o professor tá na frente do quadro, eu preciso ficar na frente do professor
quando escreve no quadro, quando fala, quando usa lâminas no retroprojetor
muito aluno (58 alunos, cadeiras muito perto). É melhor quando escreve no quadro
não só fala, por exemplo, quando marca um trabalho e uma prova
muito e o barulho atrapalha. O Português é muito difícil.
Na avaliação eu fui bem,...
mais ou menos; interpretar questão é mais difícil. Por quê? Como ?
fácil.”
E4
“Não sei se falta alguma coisa, enfim, se isso falta na origem ou o
tempo, enfim, pela vida. Mas o professor, hoje em dia, ele
outros horizontes ... todo o professor, por ser professor, ele já tem
aberta, já é mais preparado
. Ninguém é preparado prá tudo. Mas eu sinto falta deles
terem esse contato prévio..., de eles
conhecerem um pouco mais antes de chegar à
sala de aula... caberia à instituição trabalhar iss
o.[...] eu sou... um aluno como os
outros. Claro que eu não sou isso, né? Não adianta... é aquela história, tu tem que
entender que a pessoa é igual às outras com as diferenças
diferente na parte teórica, ter mais materiais [...] o br
aile quando é uma matéria muito
extensa ele se torna... ele não é prático. O que falta muito é material
coisa no xerox , mas xerox prá mim é irrisório
, ...mas não só prá mim, por exemplo, na
Anatomia senti falta de mais modelos.... a sorte que eu tive os
tenho eles eram bem preparados. Até inclusive, talvez a
que eles trouxessem mais materiai
s, isso eu não posso reclamar ...até prá quem
enxerga faz falta... tem que se ter uma renovação na didática
coisa de seminários... e apresentar trabalhos... Ele vem
munido das ferramentas de
imagem, retroprojetor, slides, lâminas.. Tem uns professores que dão
própria vida acadêmica. O curso noturno tem a particularidade que
uma pessoa adulta, é uma pessoa que trabalha
... muitos professores dão aquela aula
naquele padrão e não fogem daquele padrão
, não quero aqui ensinar ninguém, né,...
mas se tu não souber conquistar os alunos de uma outra forma, vai acon
acontece hoje em dia, que... muitos saem da aula.., muitos não entendem....
As respostas dadas a essa questão envolvem basicamente dois aspectos: um
referente aos elementos humanos e recursos materiais disponibilizados pela
disciplina e pela IES e, outro, referente ao preparo dos docentes para lidar com
situações diferenciadas e às ações didático-pedagógicas que desenvolvem em sala
de aula.
Quanto ao primeiro aspecto, a fala do Discente E4 “ter mais materiais” ou
“xerox pra mim é irrisório”, indica a necessidade de mais investimentos nesses
recursos auxiliares ao processo de ensino e de aprendizagem e, especificamente no