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UNC UNIVILLE UNOESC
Há previsão no PPP do
compromisso da instituição em
relacionar a teoria/prática a partir
da promoção da pesquisa.
A grade curricular prevê as
atividades de pesquisa e prática
educativas desde a 1ª fase,
culminando em socialização e
apresentação de oficinas
pedagógicas em seminários
pedagógicos.
O PPP prevê que as atividades de
pesquisa e prática pedagógica do
Curso de Pedagogia terão a carga
horária de 405 (quatrocentos e
cinco) horas/aulas dentro das quais
se possibilitará aos acadêmicos a
vivência necessária para uma sólida
formação docente. Desenvolver-se-
á ao longo do curso compondo
junto às disciplinas curriculares a
interação teoria e prática
constituindo base para a realização
do estágio curricular
supervisionado.
Prevê que o processo de estágio
deva se desenvolver tendo em vista
a própria trajetória do curso, a
partir das experiências e vivências
construídas historicamente na
Universidade.
Como ação está previsto haver
relação dialética entre teoria/prática
a partir da promoção da pesquisa
As 400 horas de prática serão
distribuídas disciplinas. A prática
estará presente no curso através da
construção de projetos que aliem
teoria e prática. Todas as disciplinas
terão uma dimensão prática. A
constante busca da relação teoria e
prática são princípios que deverão
ser contemplados pelos professores
em seu fazer pedagógico ao longo
do curso. A Matriz Curricular do
Curso organiza-se em eixos
temáticos e insere nos dois
primeiros anos na disciplina
“Pesquisa em Educação” e nos dois
últimos a disciplina “Prática
Pedagógica” que deverão articular
as diversas disciplinas de forma que
o observado e problematizado na
realidade escolar seja
fundamentado teoricamente pelas
diversas áreas do conhecimento
envolvidas e discutido em
seminários de integração. A prática
constitui-se num primeiro passo
para a não compartimentalização do
saber. Garante a integração teoria e
prática de forma interdisciplinar,
garante a criação, a produção e a
socialização do conhecimento.
Na Prática Pedagógica a ementa
prevê a disciplina como um espaço
interdisciplinar destinado a fazer a
ponte entre a realidade do aluno e a
prática pedagógica das escolas,
visando a análise global e crítica da
realidade educacional e
profissional. Debates com diversos
profissionais buscando uma
compreensão mais ampla da prática
pedagógica. Iniciação científica
através de pesquisas exploratórias
na rede pública. Este espaço
também deverá ser utilizado para a
integração horizontal das
disciplinas do 1º ano. Professores e
alunos reunir-se-ão para debate de
temas geradores. Nos objetivos
específicos do curso há previsão
para que teoricamente
fundamentados os futuros
profissionais possam superar a
dicotomia teoria e prática. Pretende
a construção de projetos que aliem
teoria e prática. O estágio é previsto
para ser regulamentado em
documento específico.
A matriz curricular demonstra
articulação entre teoria e prática
através da disciplina prática
pedagógica e investigação
educativa, que deve organizar-se de
forma integrada às demais,
buscando um processo progressivo
de conhecimento da realidade que
o futuro pedagogo irá atuar. A
proposta é determinar um
fenômeno a ser pesquisa, através de
uma investigação, caracterizada
como iniciação científica.
O PPP prevê a prática de ensino
como articuladora dos demais
componentes curriculares. A
previsão é que seja instituído novos
modos de proceder a prática
pedagógica, articulando o fazer de
todos os docentes em torno das
atividades significativas vinculadas
ao campo de atuação desde as
primeiras fases do curso, para a
articulação do estágio com as
demais disciplinas de cada núcleo
da matriz curricular e com a escola
campo de estágio. Para Que esta
perspectiva aconteça, os
professores dos cursos dedicar-se-
ão a seleção e organização de
conteúdos, habilidades e
competências que cada disciplina
estará trabalhando em encontros
periódicos onde serão estabelecidas
atividades comuns a todas as
disciplinas privilegiando a
pesquisa e a resolução de
problemas como metodologias.