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produção de conhecimento. Complementando, Nagel (2002, p. 1) define Sociedade
do Conhecimento sendo:
Antes de tudo, a expressão empresarial dos investimentos racionalmente
programados para o mundo globalizado, relativos à informática,
telecomunicação, redes de comunicação digitais (“Banda Larga”) sistemas
de comunicação móveis, que incluem, de modo mais imediato, a) o ensino à
distância, b) os serviços de telemática para pequenas e médias empresas,
c) o tráfego computadorizado, d) a gerência de tráfego aéreo, e) a licitação
e compra eletrônica, f) as redes de administração pública, g) o controle de
infovias urbanas ligadas à prestação de serviços das prefeituras; h) o uso
da telemedicina, entre outros tantos.
O Ambiente Virtual de Aprendizagem nasceu da acelerada mudança que a
Tecnologia da Informação e Comunicação exigiu, criando assim a possibilidade
dessa nova abordagem pedagógica. Essas tecnologias vêm revolucionando e
ampliando espaços de interação humana, potencializando, assim, os processos
educativos (GRINGS, 2000).
Nesta perspectiva, como potencializador da interação entre alunos e
professores, o Ambiente Virtual de Aprendizagem pode possibilitar e auxiliar o
acesso ao ensino como sinaliza Allegretti e Peña (2007, p. 08):
Atualmente o professor se depara não só com novos artefatos tecnológicos
que podem ser utilizados no ensino presencial, de uma forma dinâmica,
mas com novos ambientes de aprendizagem, que rompem com a distancia
geográfica entre alunos e professor, permitem a interação constante entre
alunos-alunos, professor-aluno e impulsionam a democratização do ensino,
são os Ambientes virtuais de aprendizagem. Dentre os ambientes virtuais
de aprendizagem, os mais conhecidos são as plataformas de
gerenciamento de aprendizagem, software disponibilizados na internet que
oferecem ferramentas de gerenciamento e interação.
Deste modo, a abordagem pedagógica valoriza a Aprendizagem Colaborativa,
sendo capaz de mobilizar competências e habilidades em grupo, para resolver
problemas complexos e superar obstáculos, como afirma Behrens (2006, p. 76):
A abordagem pedagógica que valoriza a Aprendizagem Colaborativa
depende dos professores e dos gestores de educação, que deverão se
tornar sensíveis aos projetos criativos e desafiadores. Redimensionar a
metodologia oferecida dentro da sala de aula demanda contemplar
atividades que ultrapassem as paredes das salas, dos laboratórios e dos
muros das universidades. As atividades desafiadoras para responder aos
desafios existentes necessitam da criação de espaços virtuais e presenciais
dentro e fora da universidade.
A Aprendizagem Colaborativa é um dos meio importantes e fundamentais
essenciais para o processo de ensino-aprendizagem e, segundo Palloff e Pratt
(2002, p. 141), o trabalho colaborativo facilita o desenvolvimento da aprendizagem