Análise e discussão dos resultados
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continua
Quadro 9 – Verificação da coesão – Texto 1
Campanhas eróticas
Os elos entre
orações e a
Progressão Temática
(PT)
(a) As campanhas publicitárias utilizam o erotismo para seduzir o
consumidor, porque
(1) essa é uma forma de atrair e seduzir as
pessoas e, além do mais, com isso eles conseguem vender seu
produto de uma maneira eficiente.
(1) Relação causal
circular.
Comentário
(1) A relação causal é circular já que dizer ‘o erotismo para seduzir o consumidor, porque
essa é
uma forma de seduzir’, nada informa.
(b) Nas campanhas publicitárias o que (1) é mais utilizado é o
erotismo, um exemplo é a propaganda de cerveja ou até mesmo
comercial de sandália. No comercial de cerveja existe muita
sedução pois
nele vemos mulheres semi-nuas bonitas e muito
sedutoras tomando cerveja (2). A propaganda de sandália
Havaianas é feita por atrizes famosas como Débora Seco,
Juliana Knuch, Carol Castro. No comercial elas estão bem
sedutoras para induzir as pessoas comprarem. Com pessoas
famosas fazendo propagandas sedutoras, o consumidor é muito
mais induzido a comprar o produto que está sendo oferecido.
(1)
Comprometimento
da PT.
(2) ‘Pois’ introduz
causalidade não
bem explicada.
Comentário
(1) O uso de catáfora compromete a PT. O uso do pronome ‘o’ (=aquilo) vindo antes de
‘erotismo’, provoca uma PT linear interrompida (Glatt, 1982), viola o Contrato Dado-Novo e
dificulta a identificação do referente (Máxima de Antecedência) (Clark & Havilland. 1977). Para a
manutenção da PT pode se sugerir algo como ‘Nas campanhas publicitárias, o erotismo é um
dos recursos mais utilizados’, em que se mantém como Tema ‘erotismo’, estabelecido pelo N-
Rema do estágio (a).
(2) Mesmo aqui, com a conjunção ‘pois’, introduzindo relação de causalidade, que um leitor mais
habituado à linguagem oral aceitaria, creio que para uma argumentação sólida deveria haver
uma explicitação mais detalhada da informação aí contida. Dizer ‘No comercial de cerveja existe
muita sedução pois
nele vemos mulheres semi-nuas bonitas e muito sedutoras tomando cerveja’,
omite informações prévias, fato que se verifica no oral, por pressão de tempo, por exemplo, em
que se confia mais em elementos exteriores ao texto, como o frame. Além disso, notemos a
causalidade circular novamente em ação: ‘existe sedução porque mulheres sedutoras’. Mas na
escrita, acredito que se deveria explicar, numa primeira etapa, que mulheres bonitas e semi-nuas
são motivo de sedução erótica, e daí então partir para a segunda etapa, referente à sua
utilização na propaganda.
Em termos de PT, essas omissões de informações necessárias prejudicam o acompanhamento
de Temas e Remas no desenrolar do texto. Mas o texto escrito, mais ainda o texto que visa a
argumentar para persuadir, exige esse caminhar passo a passo com vistas a fundamentar a tese
aí enfocada.
(c1) Com o erotismo a venda fica muito mais eficiente, pois é um
jeito de chamar a atenção de quem os vê. Um exemplo disso são
propagandas que enunciam tecnologia, pois
(1) todo jovem quer
ter um celular com mil e uma qualidade, um MP4, Ifone e muitos
outros.
(1) Conectivo causal
que introduz causa
diferente da
estabelecida pelo
Tema do parágrafo.
Comentário
Como já foi comentado, o conectivo causal ‘pois’, após a introdução de ‘erotismo’, no Tema do
parágrafo, deveria encabeçar um fato erótico como causa da propaganda de tecnologia. Mas,
novamente, talvez devido à influência do oral, há um salto em que se omite a ligação da
tecnologia com o erotismo. Ou, em possibilidade alternativa, o autor esqueceu-se de que sua
tese versava sobre erotismo na propaganda.