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a trajetória histórica da Capoeira na Bahia, no Brasil e no Mundo. Os filmes
documentários: Mestre Pastinha: Uma vida pela capoeira
225;
O Velho Capoeirista:
Mestre João Pequeno de Pastinha
226
; A capoeiragem in Bahia
227
, O pulo do
Gato
228
; Mestre Bimba: A capoeira Iluminada
229
, iê, Viva meu Mestre!
230
, e muitos
225
“Poeta da capoeira, Vicente Ferreira Pastinha, o legendário Mestre Pastinha, também era conhecido
como “Guardião da Capoeira Angola” , pois no final dos anos 30 recebeu da Velha Guarda da Capoeira
da Bahia a missão de defender a Capoeira Angola Tradicional das mudanças introduzidas para
aumentar a sua eficiência “enquanto luta”. Graças a Pastinha e seus discípulos, a Capoeira Angola –
Essa extraordinária arte afro-brasileira de luta e de dança , mandingueira e mortal, que figura de entre o
que de melhor e de mais fino se criou em nosso país – esta é a vida a “novidade” na Capoeira atual: a
renovação da capoeira através do reencontro com suas origens e valores mais profundos. Fruto de
mais de cinco anos de trabalho, Pastinha: Uma Vida pela Capoeira, um filme do cineasta e capoeirista
Antônio Carlos Muricy, é um documentário de 16 mm filmado no Rio de Janeiro, Salvador e Nova
Iorque – EUA. Ilustrado com fotos de David Zingg e de Pierre Veger que deu para este filme um de
seus últimos depoimentos – e por desenhos e pinturas de Capoeira do próprio Pastinha, representa
uma rara oportunidade de se conhecer os fundamentos e a história da lendária Capoeira Angola e de
seus maiores Mestres. Pastinha!” Texto retirado da contra-capa do filme.
226
“João Pereira dos Santos, o Mestre João Pequeno, aos 82 anos de idade, é o mestre de capoeira
mais antigo em plena atividade. Herdeiro legitimo das tradições africanas, ele é ícone de nossa cultura
e símbolo da história de luta de um povo. Este documentário é mais que um registro, é uma
homenagem a um homem que representa um pouco de nossa memória.” Trechos retirados da contra-
capa do filme. A direção de Pedro Abib, assistente de direção Marcus Villa e edição de imagens
Vinicius Andrade. Salvador. BA. 1999
227
“Capoeiragem na Bahia é o trigésimo terceiro documentário o qual é parte integrante do Projeto de
Mapeamento Cultural e Paisagístico da Bahia, desenvolvido pelo Instituto de Radiodifusão Educativa
da Bahia (IRDEB/BA), registros da capoeira (um tipi de dança luta muito popular na Bahia, trazida da
África com os escravos, manifestação a qual tem profundas raízes na cultura da Bahia, mas
profundamente nostrada pela TV local e cinema até este momento. Com direção, texto e edição de
José Humberto, o documentário enfoca um tema controvertido que é a história da origem da capoeira.
Uma superposição de características Americo – Afro – Ibérico, sua relação com o candomblé (religião
africana) e as tradiçoes de uma dança e luta que se tornou um simbolo do corpo que representa a
beleza do gingado baiano. Além disso enfoca-se as mudanças que ocorreram na tradição e o
surgimento de novos lideras. Capoeiragem na Bahia mostra raras imagens de duas grandes
personalidades da capoeira na Bahia, os Mestres Pastinha e Bimba, que foram retratados nos filmes
das décadas de 50 e 60, e foram adaptados para serem exibidos na TV pelo IRDEB; mais a fal do
Mestre Artur, da cidade de Nazaré das Farinhas; Nenéu, filho do mestre Bimba; Decâno; João
Pequeno: Moraes, César Itapoan; Gil do Alfinete, Januário, todos de Salvador e adjacências. Acordeon,
Cobra Mansa e Edna, todos da Bahia, vivem e ensinam capoeira no EUA; o escultor Mário Cravo Neto
e o Doutor, ex jogador de capoeira e vice-governador Otto Alencar, falam sobre os trintas anos de
preconceitos contra aqueles que jogavam capoeira, perseguidos por praticas capoeira durante o
império e a republica jogar ....... Texto em inglês traduzido por Maria do Carmo Lopes Castro.
228
O Pulo do Gato – The Cat`s Leap – Copyright 1998 all rights reserved by Mestre João Grande &
Mestre João Pequeno”. O filme é produzido por Jair Moura.
229
È um documentário dirigido por Luiz Fernando Goulart sobre o baiano Manuel dos Reis Machado,
Mestre Bimba, inspirado no livro Mestre Bimba – Corpo de Mandinga, de Muniz Sodré, “conta essa
linda e comovente trajetória de vida e mostra a arte e o encantamento da capoeira que Bimba iluminou
e que hoje faz com que o Brasil seja admirado em todo o mundo”.
230 “
Eles tem entre 7 e 13 anos e já ambicionaram ser mestres de capoeira Angola. Cantam, treinam e
brincam envolvidos por um universo de símbolos e pensamentos que sempre se remete à matriz
africana de capoeira. Por meios das reflexões desses pequenos angoleiros, nasce um precioso relato
sobre a história da Capoeira Angola, permeado por situações cotidianas que tangem questões como
racismo, gênero, identidade e ancestralidade. Este filme foi produzido inicialmente como complemento