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A PRODUÇÃO DO <S> EM POSIÇÃO INTERVOCÁLICA EM INGLÊS COMO LE
POR APRENDIZES CARIOCAS
Danielle Silva de Sequeira
Rio de Janeiro, 2º semestre de 2007
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
Faculdade de Letras
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DEFESA DE DISSERTAÇÃO
SEQUEIRA, Danielle Silva de. (2007). A produção do
<s> em posição intervocálica em inglês como LE
por aprendizes cariocas. Dissertação de Mestrado
em Lingüística. Rio de Janeiro, UFRJ, Faculdade
de Letras.
BANCA EXAMINADORA
______________________________________________________________
Professora Doutora Myrian Azevedo de Freitas (orientadora)
_____________________________________________________________
Professora Doutora Maria Maura da Conceição Cezário (titular)
_____________________________________________________________
Professora Doutora Mônica Maria Rio Nobre (titular)
_____________________________________________________________
Professora Doutora Christina Abreu Gomes (suplente)
_____________________________________________________________
Professora Doutora Aurora Maria Soares Neiva (suplente)
DEFENDIDA EM ____/ ____/ _______
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A PRODUÇÃO DO <S> EM POSIÇÃO INTERVOCÁLICA EM INGLÊS COMO LE
POR APRENDIZES CARIOCAS
por
Danielle Silva de Sequeira
Curso de Pós-Graduação em Lingüística
Dissertação de Mestrado em Lingüística
apresentada à Coordenação dos Cursos de
Pós-Graduação da Faculdade de Letras da
Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Orientadora: Professora Doutora Myrian
Azevedo de Freitas
Faculdade de Letras – Universidade Federal do Rio de Janeiro
2º semestre de 2007
AGRADECIMENTOS
Ao meu pai, Laércio, e à minha madrasta, Sigrid, por minha educação, por todo
amor e carinho, incansável apoio, grande incentivo, enfim, por estarem
sempre tão presentes em todos os momentos da minha vida;
À minha orientadora professora Doutora Myrian Azevedo de Freitas, por sua
atenção, paciência, incentivo, confiança e dedicação, e exemplo de
profissional a ser seguido;
Ao professor Doutor Celso Novaes, pela seriedade, incentivo e ajuda na
trajetória do mestrado;
Aos professores Doutores Aniela Improta, Aurora Neiva, Marcus Maia, Maria
Cecília Mollica, meus professores durante o curso de Mestrado, por
transmitirem parte de seus conhecimentos, contribuindo na minha
formação;
Ao Rodrigo Alípio e à Viviane Araújo, meus grandes amigos, sempre presentes,
companheiros, imprescindíveis nessa minha caminhada;
Aos meus irmãos Rosi, Roberta e Ricardo, meus amigos para sempre;
A Silvia Helena Santos do Amaral Porto, que me estendeu a mão forte nos
momentos de dificuldade;
À Maria da Penha, que forneceu o apoio necessário para que eu pudesse me
concentrar na pesquisa;
Aos diretores e coordenadores e aos alunos dos cursos onde efetuei a coleta
de dados, que possibilitaram as gravações para consecução desse
trabalho;
A todos os meus amigos, que souberam entender as minhas alegrias e
tristezas;
Ao CNPq, pelo apoio financeiro que tornou possível esse mestrado;
A Deus, que com sua infinita bondade soube iluminar meus caminhos.
SEQUEIRA, Danielle Silva de. A produção do <s> em posição intervocálica em
inglês como LE por aprendizes cariocas. Rio de Janeiro, UFRJ, Faculdade de
Letras, 2007. Dissertação de Mestrado em Lingüística.
Resumo
O objetivo desse estudo foi avaliar a produção oral dos aprendizes
cariocas de inglês em sua variedade americana quanto a letra <s> em posição
intervocálica sob o viés da teoria de exemplares, hipótese proposta pela
Fonologia de Uso (Bybee, 2001). O <s> em tal posição no português do Brasil
tem como representação fonética padrão o /z/, enquanto no inglês americano
há três possibilidades consideradas como padrão: /s/, /z/ e /Ζ/.
A dissertação dividiu-se em três etapas: verificação de propostas sobre a
aquisição de língua materna e segunda língua ou língua estrangeira (LE);
levantamento de fatores que podem interferir na aquisição de LE; e análise das
produções orais e associações feitas por cada um dos informantes (todos ou
cursando o último nível do curso de inglês ou recém formados)
Constitui-se um corpus composto por 54 sentenças-molde. Essas
sentenças, por sua vez, foram formadas por um verbo (invariável - “say”), um
substantivo (objeto de análise da pesquisa), e um advérbio (variável
funcionando como uma palavra distratora). A produção oral de cada informante
foi gravada, e analisada com o auxílio do programa de análise acústica PRAAT,
versão 4.6.15.
Os dados apontam os seguintes resultados: ao se deparam com um
novo vocábulo da LE (desconhecido), o aprendiz parece recorrer a redes
mentais de associações para depreender informações que possam ajudá-lo em
sua produção oral e/ou identificar o sentido do mesmo. Essas associações
mostraram-se existentes em ambos os idiomas e parecem ser das seguintes
naturezas: (1) à seqüência fônica, como em associar crisis a Christmas, (2) à
seqüência morfêmica, como em associar lousy a noisy e, (3) à escrita como um
todo, associando hose a horse. Além desses tipos de associações, houve
casos em que o aprendiz produz [s] em vocábulos onde a produção padrão
seria [z] tanto em português como em inglês (reside e preside). Tais
ocorrências dão conta de serem explicadas com base na fonologia de uso,
que trabalha com a teoria de exemplares e um léxico mental em que a
representação da palavra integra informações fonológicas, morfológicas,
semânticas, ortográficas, pragmáticas, etc. Palavras- chave: AQUISIÇÃO,
FONOLOGIA DE USO, TEORIA DE EXEMPLARES.
SEQUEIRA, Danielle Silva de. A produção do <s> em posição intervocálica em
inglês como LE por aprendizes cariocas. Rio de Janeiro, UFRJ, Faculdade de
Letras, 2007. Dissertação de Mestrado em Lingüística.
Abstract
The aim of this study was to evaluate the oral production of the Brazilian
learners (carioca dialect) of American English as a foreign language considering
the letter <s> positioned between vowels under the focus of the Exemplar
Theory, proposal of an usage-based phonology (Bybee, 2001). The letter <s>,
positioned this way in Portuguese, is phonetically represented by /z/, while in
English there are three possibilities that may be considered as patterns: /s/, /z/
and /Ζ/.
The work was divided into three steps: go through first and second or
foreing language acquisitions (FL); make a survey of the factors that may affect
the acquisition of a foreign language; and analyze oral production and
associations made by each subject of the research (all students were either
studying in the last level of the English courses in which the recordings were
held or had just graduated)
The corpus was constituted by 54 mould-sentences. Those sentences
were composed by a verb (inavariable “say”), a noun (object of analysis), and
an adverb (variable working as a distractor word). The oral production of each
subject of the research was recorded, and further, analysed with the help of an
acustic analysis program called PRAAT, version 4.6.15.
Data pointed out the following results: when facing a new and unknow
word of the FL, the learner seems to access to mental webs of associations in
order to infer some information that might help him in his oral production and/ or
in identifying the meaning of the word. Those associations happen in both
languages (English and Portuguese) and seem to be related to the: (1) phonic
sequence, such as associating ‘crisis’ to ‘Chritmas’; (2) morphemic sequence ,
associating ‘louzy’ to ‘noisy’; and (3) to the writing form, associating ‘hose’ to
‘horse’. Besides the mentioned associations, there were cases in which the
learner produced [s] in words that the pattern sound is [z] in both English and
Portuguese (reside e preside). Such occurrences can only be explained if relied
on the usage-based phonology, that works the Exemplar Theory hypothesis and
mental lexicon in which the representation of the words integrate, for example,
phonological, morphological, semantics, orthographic, and pragmatic
information. Key-words: ACQUISITION, USAGE-BASED PHONOLOGY,
EXEMPLAR THEORY.
SINOPSE
Estudo da produção do <s> em posição intervocálica
em inglês como língua estrangeira (LE) por falantes
brasileiros do dialeto carioca. Análise das associações
e categorizações feita pelos aprendizes sob o viés da
teoria de exemplares.
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO ............................................................ 9
2 A AQUISIÇÃO DE LÍNGUA ....................................... 13
2.1 A percepção e a construção da fala no processo
de aquisição da linguagem ......................................... 15
2.1.1 A consciência fonológica e a categorização
Fonêmica .................................................................... 17
2.1.2 O papel do input e da percepção na aquisição
de língua: a teoria de exemplares .............................. 19
2.2- A aquisição de segunda língua ................................. 23
3 ALGUNS OUTROS FATORES QUE PODEM INTERFERIR NA
AQUISIÇÃO E NA PRODUÇÃO ORAL DE L2 .......... 28
4 METODOLOGIA ......................................................... 33
4.1 Questionários Aplicados ............................................ 37
4.1.1 Questionário 1 – informações pessoais ................ 37
4.1.2 Questionário 2 – conhecimentos ............................ 40
4.2 Corpus ....................................................................... 40
4.3 Informantes ............................................................... 44
4.4 Coleta de dados ........................................................ 45
4.5 O Praat na análise dos dados .................................. 47
5 DESCRIÇÃO DOS DADOS ....................................... 50
6 ANÁLISE DOS DADOS ............................................. 61
6.1 Análise da produção oral dos informantes ................ 61
7 CONCLUSÃO ............................................................ 80
8 BIBLIOGRAFIA ......................................................... 82
9 ANEXOS ................................................................... 85
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