156
Sede Antiga - 02 – QUARTO DAS ADOLESCENTES (continuação)
Dimensão Comportamental
Funcionário 08 “É o quarto das adolescentes, onde elas ficam, praticamente, os dias todos. Elas ouvem
música no radinho, vêem TV, brincam, dançam [...] elas adoram, porque podem enfeitar
como querem. Elas colocam fotos, bichinhos, bonecas. Nós incentivamos isso. [...] para
acabar com as confusões, que sempre tinham causa nos pequenos que desarrumavam o
que elas tinham tanto carinho, nós permitimos que fechassem a porta”.
Funcionário 09 “[...] aqui são as adolescentes quem dormem. Elas também usam o espaço para brincar,
estudar, ver televisão. Elas são incentivadas por nós a deixarem o ambiente limpo, bonito
e arrumado com o que e como elas gostam. E para conservar assim, nós permitimos que
elas fechem a porta e só deixem entrar os pequenos quando há um adulto junto. [...]
Fizemos isso, porque antes tinha muita briga. Os pequenos desarrumavam o que elas
tinham arrumado [...] a porta com uma parte de vidro não é boa para a segurança e nem
para a privacidade”.
Funcionário 10 “[...] quem fica aqui são as adolescentes, as meninas mais velhas que nós temos na
INSTITUIÇÃO. Elas dormem, brincam, estudam, vêem televisão, conversam. Acho que
elas adoram o quarto, porque o conservam com carinho. Nós deixamos que elas arrumem
como querem. Elas deixam a porta fechada para evitar confusões [...]”.
Dimensão Ambiental
Funcionário 01 “[...] aqui é o melhor lugar da casa. É bem iluminado e fresquinho, fica longe do quarto
dos menores e dos agitos do refeitório [...]”.
Funcionário 02 “Aqui é muito iluminado pelo sol. Só se usa luz em dias muito nublados ou de chuva [...] é
fresquinho também, porque é alto [...] é o lugar mais calmo da casa, porque é longe dos
quartos dos pequenos”.
Funcionário 03 “[...] aqui é calmo, quieto, porque é longe do quarto das crianças. É bem iluminado e
fresquinho, a janela grande ajuda e a casa ser bem alta em relação à rua também, pelo
menos eu acho [...]”.
Funcionário 04 “Aqui é fresquinho e quieto porque é longe dos outros quartos e do refeitório. É bem
iluminado [...] é difícil precisar da lâmpada acesa, a não ser quando é noite [...]”.
Funcionário 05 “[...] aqui é o melhor lugar da casa [...] tem luz natural de sobra. É fresquinho e longe da
agitação do resto da casa”.
Funcionário 06 “[...] aqui é o melhor lugar da casa, muito bom em tudo que você [pesquisadora] citou”.
Funcionário 07 “[...] esse quarto é o melhor. É grande e tem boa iluminação, nunca usamos a luz elétrica
durante o dia [...] tem um ventinho bom aqui, é porque é alto em relação à rua [...] aqui é
bem quietinho, porque é longe de onde as crianças menores ficam”.
Funcionário 08 “Aqui tudo isso que você [pesquisadora] falou é bom. É fresquinho, bem claro e quieto”.
Funcionário 09 “[...] no quarto das adolescentes, é tudo muito bom. É bem claro, só à noite precisamos
ligar a luz. É quieto, porque é longe de onde as outras crianças ficam. Sempre tem um
ventinho bom aqui. [...] Há, o ar-condicionado, mas foi presente e no verão as adolescentes
usam. [...] mas nem precisaria”.
Funcionário 10 “[...] aqui tudo é bom, é fresquinho, quieto e bem iluminado”.
Categoria Física
Funcionário 01 “O quarto tem um tamanho bom, é o maior que temos na INSTITUIÇÃO. [...] Os armários
estão ruins e as camas não deveriam ser beliches, por medidas de segurança [...] o restante
é útil e considero em bom estado. As meninas conservam com carinho o quarto. Deixam-no
muito bonito”.
Funcionário 02 “As meninas arrumam o quarto com enfeites que elas ganharam. Isso deixa o ambiente do
jeito que elas gostam e não do nosso jeito. O tamanho é bom, mas acho os móveis ruins. A
cama não deveria ser beliche e os armários estão horríveis!”.
Funcionário 03 “O quarto tem tamanho bom, mas o que prejudica são os móveis. Eles não estão bem
conservados e as camas tipo beliche não são ideais [...] O quarto com os enfeites das
meninas fica do jeitinho que elas gostam [...]”.
Funcionário 04 “[...] o tamanho até que é bom. O quarto é o maior da casa. Não gosto dos armários
quebrados. Eles são pequenos para guardar tudo e estão mal conservados. As meninas têm
mesinhas para colocarem seus objetos. Isso eu acho importante e bonito”.