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1º passo – o professor, seguindo a preferência dos alunos, escolherá os
personagens – D. João VI, D. Carlota Joaquina, D Pedro, D. Leopoldina,
José Bonifácio, Gonçalves Ledo, Avilez, etc.;
grupo brasileiro que deseja a independência com monarquia;
grupo brasileiro que deseja a independência com república;
grupo português que deseja regime liberal em Portugal mas o Brasil como
colônia;
grupo das Cortes que deseja recolonização do Brasil.
2º passo – cada personagem e cada grupo estudará bem os interesses, idéias
ou personalidade que representa;
3º passo – no dia do “jogo” o professor já terá um plano coordenado das
intervenções sucessivas de cada um, que deverá defender seu ponto de vista
em debate, em manifesto, ou em monólogo consigo mesmo. O importante é
que depois do estudo e do “jogo” a classe tenha uma idéia bastante clara dos
interesses, aspirações e idéias que nortearam o processo da Independência,
assim como os acontecimentos e as ações que neles influíram [...]
(HOLLANDA et al., 1971c, p.13).
Podemos perceber a diversidade de sugestões de avaliação, nas quais não aparecem,
por exemplo, questões de múltipla escolha (chamado nos livros de “testes”). Situação oposta
aos Cadernos de atividades da Coleção, nos quais, como veremos adiante, predominavam esse
tipo de questões entre os exercícios que os alunos deveriam realizar.
Além dos processos avaliativos, sugeria-se também o “ensino integrado”, que era
definido da seguinte maneira:
O ensino integrado, como é sabido, através da concentração do centro de
interesse em torno de um tema ou unidade predeterminados, procura levar o
aluno à compreensão de que as diversas matérias do currículo não formam
compartimentos estanques do conhecimento humano, mas que têm por
objetivo a sua formação integral como indivíduo e membro da sociedade.
Desta maneira as matérias se integram, por exemplo, para estudar um tema
dado sob todos os aspectos: históricos, geográficos (que constituem, aliás, a
Área de Estudos Sociais), lingüísticos, matemáticos, biológicos, etc.
Exemplo: No estudo do período da mineração a Geografia estudará a região;
as Ciências Naturais, as rochas, os minérios, etc.; o Português, textos sobre a
época ou contemporâneos; o Desenho, o estilo artístico da época; o Francês,
a tradução e versão de textos a respeito [...]
O ensino integrado será extremamente útil para o estudo do meio, que
poderá ser: o bairro, a cidade, o Estado ou a região. O estudo do meio é um
dos elementos básicos para a integração do indivíduo na sociedade em que
vive orientando-o, ainda, para a compreensão de seus problemas e
conseqüentemente de seus deveres na tarefa do desenvolvimento nacional
[...]
A pesquisa poderá ser feita em primeiro lugar aproveitando o livro-texto
completando-a com informações de pesquisa bibliográfica acessória.
Fora das salas de aula poderão ser feitas visitas a museus, locais históricos,
etc., precedidas de cuidadosa preparação (estudo e elaboração de
questionários a serem respondidos pelos alunos), do contrário serão apenas
uma excursão recreativa. (HOLLANDA et al., 1971c, p. 14).