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A Prefeitura Municipal de São Paulo, rede que abriga a escola aqui focalizada,
organizou uma avaliação em 2007, chamada Prova São Paulo
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, prova integrante do Sistema
de Avaliação de Aproveitamento Escolar dos Alunos da Rede Municipal de Ensino, que
coletou e sistematizou dados
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, produzindo informações sobre o desempenho dos alunos, em
Língua Portuguesa e Matemática, nos 2º e 4º anos do Ciclo I (equivalentes às 2ª e 4ª séries),
e nos 2º e 4º anos do Ciclo II (equivalentes às 6ª e 8ª séries), de todas as escolas municipais
de ensino fundamental do município de São Paulo/SP, bem como correlacionará esses
desempenhos com as condições intra e extra- escolares a eles associadas.
Conforme a
Secretaria Municipal de Educação os resultados servirão para elaborar um plano de ação
para as escolas municipais e para uniformizar os currículos aplicados em sala de aula, A
avaliação adotou a matriz do Sistema Federal de Avaliação do Ensino Básico - Saeb
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,
empregando os mesmos parâmetros e valores do sistema do MEC.
Conforme os dados divulgados, na 8ª série 23% dos alunos encontravam-se no nível
250, 17,60% no nível 275, 9,40% no nível 300 , 2,90% no nível 325 e apenas 0,10% no
nível 350 em Língua Portuguesa, perfazendo um total de 53% dos alunos que apresentavam
conhecimentos e habilidades, demonstrando domínio de leitura em diferentes textos. Em
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Conforme Portaria SME nº 4.903, D.O.M. de 02/10/2007, p. 16 (SÃO PAULO, 2007)
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A Prova São Paulo foi realizada em 472 escolas de ensino fundamental da rede municipal por quase 270 mil alunos do
2º, 4º, 6º e 8º anos, em novembro de 2007.
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O Saeb (Sistema Federal de Avaliação do Ensino Básico) é uma pesquisa do tipo survey, isto é, coleta uma grande
quantidade de dados, a fim de determinar a incidência, distribuição, ou possíveis relações entre eventos que ocorrem numa
dada população, em condições naturais. O diagnóstico traçado segue uma escala de desempenho. Em Língua Portuguesa,
a escala de desempenho foi apresentada em oito níveis, a saber: nível 1 (125 a 150 pontos), nível 2 (150 a 175 pontos),
nível 3 (175 a 200 pontos), nível 4 (200 a 250 pontos), nível 5 (250 a 300 pontos), nível 6 (300 a 350 pontos), nível 7 (350
a 375 pontos) e nível 8 (375 e acima). Existe uma escala de pontuação abaixo de 125 pontos nos testes do SAEB, em que
não é possível determinar o quanto de habilidade aquelas crianças que lá se encontram possuem, pois não são capazes de
responder aos itens questionados, sendo consideradas de conhecimento muito crítico. As habilidades em Português
(leitura) foram distribuídas em seis eixos principais, são eles: procedimentos de leitura, implicações do suporte, do gênero
e/ou do enunciador na compreensão dos textos: relação entre textos, coesão e coerência no processamento do texto,
relações entre recursos expressivos e efeitos de sentido e variação lingüística. Em Matemática, a escala de desempenho foi
descrita em 10 níveis: nível 1 (125 a 150 pontos), nível 2 (150 a 175 pontos), nível 3 (175 a 200 pontos), nível 4 (200 a
250 pontos), nível 5 (250 a 300 pontos), nível 6 (300 a 350 pontos). nível 7 (350 a 375 pontos), nível 8 (375 a 400), nível
9 (400 a 425 pontos) c nível 10 (425 e acima) Assim como em português, também há, em Matemática, uma escala de
pontuação abaixo de 125 pontos. em que não é possível determinar a proficiência das crianças que se encontram nessa
situação. Para Matemática, foram escolhidas quatro grandes áreas de conhecimento: Espaço e Forma, Grandezas e
Medidas, Números e Operações e Tratamento da Informação. Os níveis das escalas de desempenho são cumulativos, ou
seja, significa que os alunos situados em um determinado nível dominam as habilidades exigidas nos níveis anteriores da
escala de pontuação. Cada disciplina e série avaliada possuem uma representação baseada nesses níveis que evidenciam
os estágios de construção de competências e desenvolvimento de habilidades dos alunos.