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Alguns fatos históricos tais como a criação dos movimentos sociais no
Brasil
338
, a participação ativa de cristãos no processo de libertação da Nicarágua,
com a vitória dos “sandinistas em 19 de julho de 1979”
339
e a formação de
movimentos responsáveis pelas lutas revolucionárias em El Salvador,
340
evidenciam
que a Igreja latino-americana possui uma dimensão profética que pode vir a lume
quando as tensões, próprias de uma sociedade cuja população se encontra dividida
entre “incluídos” e “sobrantes”, tornam-se patentes.
Se o objetivo desse trabalho é demonstrar que a doutrina teológica e social
de Calvino pode viabilizar um processo pedagógico que fomente a aquisição de
conhecimentos que se estendam em ações solidárias, é interessante trazer à
lembrança, aqui, que a Reforma Protestante ocorrida na Genebra do século XVI,
ocasionando um resgate da função profética da Igreja, levou os magistrados a
instituírem “mecanismos institucionais”,
341
tais como o “Hospital Geral” e a “instrução
pública obrigatória”.
342
Como fruto da maneira como Calvino compreendia a
Reforma, bem como do próprio contexto social, político, econômico e religioso
genebrino, sua doutrina teológica e social permitiu não somente a continuidade
destes mecanismos institucionais, bem como providenciou para que fossem
melhorados.
343
Para que a Igreja, hoje, possa recuperar sua dimensão profética, o que por
conseguinte fará emergir uma prática educativa que conduza seus partícipes à
inserção no espaço público através de ações solidárias, faz-se necessário passar
338
A criação do MEB (Movimento pela Educação de Base), da JOC (Juventude Operária Católica)
das CEBs (Comunidades Eclesiais de Base), da CUT (Central Única dos Trabalhadores), do MST
(Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra), do PT (Partido dos Trabalhadores), movimentos
estes de cunho socialista-marxista que se originaram por causa do trabalho de militantes cristãos. Cf.
LÖWY, Michael. Marxismo e Teologia da Libertação, pp. 51-64.
339
Idem. Ibidem., pp. 65-80. Segundo o autor, “essa participação cristã ativa [...] influenciou
profundamente o sandinismo, como ideologia composta do nacionalismo agrário radical de Sandino,
do cristianismo revolucionário e da corrente guevarista do marxismo latino-americano”. Cf. p. 75.
Sublinhado do autor.
340
Movimentos tais como a Feccas (Federação Cristã dos Camponeses de El Salvador), a UTC
(União dos Trabalhadores do Campo), o Bloco Revolucionário Popular (BRP), cujo principal dirigente
era um militante cristão, e a participação de muitos outros cristãos, como o Monsenhor Oscar
Romero, que deu sua vida pela revolução salvadorenha. Cf. LÖWY, Michael. Op. cit., pp. 81-89.
341
Cf. SUNG, Jung Mo. Conhecimento e Solidariedade: educar para a superação da exclusão social,
p. 158.
342
Vide Capítulo I, citação nº 51.
343
Vide Capítulo I, citações nº 133 e 134.