um primeiro conceito de idéia afirmando que “a idéia verdadeira difere de seu ideado, pois uma
coisa é a idéia em si e outra é o ideado, que é a representação da idéia”
67
(TIE §33). Espinosa
enfatiza sua tese de que a idéia verdadeira tem a certeza em si mesma. Em seguida, ao explicar a
diferença entre ambos, enfatiza que a idéia verdadeira é o primado da razão, pois ela nos assegura
que sabemos e, por conseguinte, a certeza é a própria essência formal. Portanto, “para saber, não é
necessário saber que sei” (TIE §34)
68
, assegura Espinosa, “para saber que sei é necessário,
primeiramente saber” (TIE §35)
69
. Daí se deduz que para termos a certeza da verdade nada mais
basta que se tenha a idéia verdadeira. A idéia verdadeira para Espinosa é o critério da verdade, e o
alcance da verdade não é através de um método, mas a própria procura pela idéia verdadeira, ou
seja:
67
“De fato, uma coisa é o circulo, e a outra é a idéia do círculo. Pois a idéia do circulo não é algo que tem uma periferia e
um centro, como o círculo; nem a idéia do corpo é o próprio corpo: e como a idéia de algo, diverso do seu ideado, será
também algo por si mesmo inteligível; isto é, a sua essência formal, pode ser objeto de outra objetiva e, por sua vez, esta
outra essência objetiva, considerada em si mesma, será algo real e inteligível, e assim indefinidamente”. (TIE §33.p.20-
21) Os termos formal e objetivo conservam ainda o sentido escolástico: formal é o que tem uma essência atual, efetiva;
objetivo é o que existe só a título de idéia. (cf. nota 19 do tradutor)
I d e a v e r a (habemus enim ideam veram) est diversum quid a suo ideato. Nam aliud est circulus, aliud idea circuli;
idea enim circuli non est aliquid, habens peripheriam et centrum, uti circulus, nec idea corporis est ipsum corpus. Et cum
sit quid diversum a suo ideato, erit etiam per se aliquid intelligibile, hoc est, idea quoad suam essentiam formalem potest
esse obiectum alterius essentiae obiectivae, et rursus haec altera essentia obiectiva erit etiam in se spectata quid reale et
intelligibile, et sic indefinite. (TIE §33)
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Postquam novimus, quaenam cognitio nobis sit necessaria, tradenda est v i a et m e t h o d u s , qua res, quae sunt
cognoscendae, tali cognitione cognoscamus. Quod ut fiat, venit prius considerandum, quod hic non dabitur inquisitio in
infinitum; scilicet ut inveniatur optima methodus verum investigandi, non opus est alia methodo, ut methodus veri
investigandi investigetur; et ut secunda methodus investigetur, non opus est alia tertia, et sic in infinitum. Tali enim
modo nunquam ad veri cognitionem, imo ad nullam cognitionem perveniretur. Hoc vero eodem modo se habet, ac se
habent instrumenta corporea, ubi eodem modo liceret argumentari. Nam ut ferrum cudatur, malleo opus est, et ut
malleus habeatur, eum fieri necessum est; ad quod alio malleo, aliisque instrumentis opus est, quae etiam ut habeantur,
aliis opus erit instrumentis, et sic in infinitum; et hoc modo frustra aliquis probare conaretur, homines nullam habere
potestatem ferrum cudendi. (TIE, §30)
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“Hinc patet, quod certitudo nihil sit praeter ipsam essentiam obiectivam; id est, modus, quo sentimus essentiam
formalem, est ipsa certitudo. Unde iterum patet, quod ad certitudinem veritatis nullo alio signo sit opus, quam veram
habere ideam; nam, uti ostendimus, non opus est, ut sciam, quod sciam me scire. Ex quibus rursum patet, neminem
posse scire, quid sit summa certitudo, nisi qui habet adaequatam ideam aut essentiam obiectivam alicuius rei; nimirum,
quia i d e m e s t c e r t i t u d o e t e s s e n t i a o b i e c t i v a .”
(TIE, §35)
*) Nota, quod hic non inquirimus, quomodo prima essentia obiectiva nobis innata sit. Nam id pertinet ad investigationem
naturae, ubi haec fusius explicantur, et simul ostenditur, quod praeter ideam nulla datur affirmatio, neque negatio, neque
ulla voluntas. Sp.( TIE, §35)