79
- compreender os conceitos, procedimentos e estratégias
Matemáticas que permitam a ele desenvolver estudos
posteriores e adquirir uma formação cientifica geral;
- aplicar seus conhecimentos Matemáticos à situações diversas,
utilizando-os na interpretação da ciência, na atividade
tecnológica e nas atividades cotidianas;
- analisar e valorizar informações provenientes de diferentes
fontes, utilizando ferramentas Matemáticas para formar uma
opinião própria que lhe permita expressar-se criticamente
sobre problemas de Matemática, das outras áreas do
conhecimento e da atualidade;
- desenvolver as capacidades de raciocínio e resolução de
problema, de comunicação, bem como o espírito critico e
criativo;
- utilizar com confiança procedimentos de resolução de
problemas para desenvolver a compreensão dos conceitos
matemáticos;
- expressar-se oral, escrita e graficamente em situações
Matemáticas e valoriza a precisão da linguagem e as
demonstrações em Matemática;
- estabelecer conexões entre diferentes temas matemáticos e
entre esses temas e o conhecimento de outras áreas do
currículo;
- reconhecer representações equivalentes de um mesmo
conceito, relacionando procedimentos associativos às
diferentes representações;
-
promover a realização pessoal mediante o sentimento de
segurança em relação às suas capacidades Matemáticas, o
desenvolvimento de atitudes de autonomia e cooperação.
(BRASIL, 1999, p.254)
E referente às competências, os PCNEM (BRASIL, 1999, p. 15-17)
indicam que o aluno deve desenvolver:
Representação e comunicação
- Ler e interpretar textos de Matemática.
- Ler, interpretar e utilizar representações Matemáticas (tabelas,
gráficos, expressões, etc).
- Transcrever mensagens Matemáticas da linguagem corrente
para a linguagem simbólica (equações, gráficos, diagramas,
fórmulas, tabelas, etc.) e vice-versa.
- Exprimir-se com correção e clareza, tanto na língua materna,
como na linguagem Matemática, usando a terminologia
correta.
- Produzir textos matemáticos adequados.
- Utilizar adequadamente os recursos tecnológicos como
instrumentos de produção e de comunicação.
- Utilizar corretamente instrumentos de medição e de desenho.
Investigação e compreensão
- Identificar o problema (compreender enunciados, formular
questões, etc.).
- Procurar, selecionar e interpretar informações relativas ao
problema.